Plano de saúde da OAB causa constrangimentos
O Plano de Saúde da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), que acumula uma dívida de R$ 50 milhões, fez um acordo com a Unimed para que a empresa seguradora assuma a carteira dos pacientes. O acordo ainda precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Enquanto isso, os pacientes passam constrangimentos ao serem rejeitados em hospitais e clínicas.
A professora Márcia Prado conta que não pôde ser atendida na clínica onde costumava se consultar.
– Fui marcar uma consulta na clínica ginecológica Femme e, para a minha surpresa, eles não aceitavam mais o plano Caarj conta estupefata a professora, acrescentando que a filha também passou por constrangimentos em outra clínica. Ao tentar marcar uma ultra-sonografia para a minha filha na clínica Fórum, outra surpresa. Informaram-me que, para realizar a ultra, o pedido deveria ser autorizado na Caarj. Segundo a atendente, seria `por medida de precaução, por causa da situação em que o plano se encontra´.
O médico Nathan Chachamovitz, da unidade de cardiologia Procordis, garante que, apesar de a Caarj estar devendo à clínica, os pacientes continuam sendo atendidos para cumprir o contrato de prestação de serviços.
_______________
Acordo com a Unimed, que vai absorver clientes, depende de aprovação da ANS
_______________
- A Caarj tem um passivo com vários hospitais e não paga desde outubro do ano passado. Em uma reunião, o gestor falou que a caixa está sob intervenção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas que ainda não tem nenhuma posição sobre a dívida e que, quando tivesse um posicionamento, entraria em contato. Eles não deram uma previsão nem falaram sobre a forma como será feito o repasse conclui Chachamovitz.
A Caarj informou que uma solução já está em andamento e que o acordo com a Unimed está sob avaliação da ANS. A caixa também garantiu que os usuários terão todos os seus direitos mantidos, sem pagar mais pelos serviços da nova seguradora.
-Existem alguns casos pontuais que apresentam problemas, mas temos um call center através do qual o usuário pode se comunicar com a Caarj e todas os casos serão resolvidos assegura o interventor da caixa, José Antônio Galvão de Carvalho. -Em decorrência de uma série de problemas, nós compramos o serviço da Unimed para atender aos nossos usuários. Os serviços devem estar disponíveis a partir do dia 2 do próximo mês. Todos serão atendidos pela Unimed sem qualquer custo adicional.
Para tirar dúvidas ou fazer reclamações, os interessados podem ligar para o call center da Caarj, cujo número é o (21) 4002-2272.
Fonte: Jornal do Brasil