NotíciasSaúde

Piso salarial para enfermeiros pressiona hospitais

A Câmara dos Deputados aprovou por 449 votos a 12 projeto de lei que cria um piso salarial nacional de R$ 4,7 mil para os enfermeiros. Apesar de já ter sido aprovado pelo Senado, o texto só será enviado à sanção após o Congresso encontrar fontes de financiamento e depois de aprovar uma proposta de emenda constitucional (PEC).

O acordo entre os partidos para segurar o envio à sanção ocorreu por causa da ameaça do governo de vetar a proposta, que levará hospitais privados e públicos do país a gastarem R$ 16 bilhões a mais com a remuneração dos enfermeiros, segundo cálculos da própria Câmara.

A Confederação Nacional Saúde (CNSaúde), que representa os hospitais, alertou os deputados que a aprovação elevará os gastos para 292 mil famílias que precisam de assistência domiciliar, podendo até inviabilizar esses serviços, ampliará as dificuldades de hospitais filantrópicos manterem as portas abertas e causará um aumento de 12% no preço dos planos de saúde.

Para o presidente da CNSaúde, Breno Monteiro, ao invés de valorizar os profissionais, o projeto será “devastador” para os serviços de saúde e levará ao fechamento de vários estabelecimentos. “Esse projeto não tem viabilidade de execução. Muito se falou de encontrar fontes para fazer frente aos impactos, mas até agora nada concreto”, disse.

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?