Pagamento de boleto com Pix? Bancos adotam novo serviço
O Banco Central vem ampliando as funcionalidades do Pix, mecanismo de transferências instantâneas. O novo recurso que acaba de ficar ativo é o pagamento por boleto. O Santander anunciou que liberou a funcionalidade para seus clientes pessoas jurídicas nesta segunda-feira (31).
Batizada de Boleto SX, por meio do internet banking, os clientes podem emitir e pagar boletos com a opção por Pix. Ou seja, além do código de barras, aparece também um código QR para crédito do valor. As empresas já podem, a partir desta semana, gerar o documento de cobrança com o QR Code agregado como uma funcionalidade adicional para quem paga. O código de barras com as mesmas informações será mantido em todos os boletos emitidos pelo Santander para aqueles que optarem pela forma de pagamento tradicional, explicou a empresa em nota.
A opção está disponível para clientes PJ de todos os tamanhos, de microempreendedores individuais (MEI) a empresas de grande porte.
O Itaú já havia anunciada a opção, chamada de BoleCode, na qual os boletos são emitidos com o código de Barras e também com o QR Code Pix.
Segundo o banco, o serviço está disponível em todos os canais do banco e já pode ser incorporado por quem emite boletos com arquivo de remessa de cobrança sem impressão ou distribuição pelo Itaú. É como se o recebedor estivesse levando dois serviços pelo preço de um, sem abrir mão dos principais benefícios de ambos. Quem já utiliza o boleto, não terá custo adicional se optar pelo BoleCode, e caso o cliente final faça o pagamento por meio do Pix, o ganho será ainda maior graças à redução no valor de emissão, já que a tarifa para pagamentos instantâneos é menor, explica Marcos Cavagnoli, diretor de Digital Cash Management e Open Finance do Itaú Unibanco.
O Bradesco também oferece a modalidade aos seus clientes pessoas jurídicas e como nos outros bancos cobra um serviço pelo uso do Pix e seus serviços.
Fonte: NULL