Artigos

Os desafios do empreendedorismo feminino

Vamos falar de nós mulheres e nossos desafios profissionais? Como entendemos o empreendedorismo feminino e que avanços temos realizado? 

Temos as duas faces da moeda – o empreendedorismo feminino dentro das empresas e na criação e desenvolvimento de suas próprias empresas. 

Sobre o conceito de empreendedorismo: processo de identificar oportunidades de negócio e desenvolver ideias inovadoras. Seu objetivo é criar valor econômico, social e ambiental, através da criação de produtos, serviços ou soluções que atendam às necessidades do mercado e gerem lucro e impacto positivo.

Segundo a Grant Thornton, que realiza há quase 20 anos a pesquisa Women in Business – International Business Report (IBR), apesar do avanço no número total de mulheres na liderança, o movimento de mais mulheres na liderança se mostra ainda lento em 2023 – aumentou 0,5% em relação a 2022 e 13 pontos percentuais desde que a pesquisa foi realizada pela primeira vez em 2004.

De acordo com o relatório Global Gender Gap do Fórum Econômico Mundial (WEF), levará mais 132 anos para eliminar esse gap global de gênero. A pesquisa sugere que as empresas devem buscar a igualdade de forma rápida – e ações intencionais são necessárias para acelerar esse progresso.

Ok, dirão vocês: desafios à vista. Mais especificamente 132 anos para içar à liderança nas empresas. 

Ah, Vera eu já sabia disso! Então, o que está fazendo para contribuir de verdade para mudar o cenário? Fica estarrecida? Eu fico estarrecida por 5 segundos ao ler uma matéria para depois agir. Não vou ficar parada e sim valorizar todas as mulheres à minha volta e fortalecer sua energia para crescer.

O que nos falta? 

Sou uma pesquisadora do assunto, defensora das mulheres, apoiadora de muitas e por isso vou compartilhar as características fundamentais a serem desenvolvidas no empreendedorismo feminino para virar o jogo da vida. Na minha percepção, na minha vivência e porque já ajudei muitas mulheres a voarem longe e alto. 

1. Ouse – “camarão que dorme a onda leva (Zeca Pagodinho)”

No mundo dos negócios, é importante ter ousadia. Tenha disposição para assumir desafios, mas não se esqueça de planejar antes de arriscar, pois suas apostas nunca podem comprometer a saúde da empresa. Por exemplo: sabe aquele investimento a mais que pode gerar um aumento de produção, mas que também traz o medo de não dar certo? Não se limite! Tenha coragem, planeje e invista.

2. Resiliência – “faca nos dentes”

Tradução. Morda, não largue. Acredite nas suas ideias, arregace as mangas e temos certeza de uma coisa: vamos errar, vamos cair, mas também vamos levantar, suportar e vencer! Espírito de resiliência total. Tire a palavra desistir do vocabulário e não tente nunca: faça o melhor que puder!

3. Tenha iniciativa – seja “desassossegada”

Tradução. Acredite que pode e vai conseguir! Mantenha-se em ação: planeje, prepare e vá! Iniciativa fala muito sobre trabalhar suas ideias, seus desejos, seus sonhos.

Se você é proativa, muito bom, mas melhore sempre! Mulheres proativas sempre oferecem novidades para seus clientes internos e externos.   

4. Entregue o melhor do melhor do mundo 

Acomodação? Nem pensar, venha comigo! É preciso vencer a batalha e fazer melhor do que os outros, pensar em todos os pontos, fazer o que faz com qualidade. Todos os dias esteja conectada com suas entregas que traduzem quem você é como profissional. 

Pensou nas suas expectativas? Supere suas próprias expectativas.

5. Estabeleça metas pessoais e profissionais – o que você enxerga, você busca

Você escreve suas metas pessoais e profissionais? Dedique-se a colocar no papel, no aplicativo ou numa planilha suas metas. Dedicação é a mãe das realizações. Junte aí na sua receita: esforço, vontade, energia, foco no seu …. sonho! Isso te ajuda a se comprometer com suas metas. Estabeleça metas claras e SMART para sua carreira ou seu negócio. 

É caminhando que se faz o caminho.

6. Aja e interaja – trabalhe o networking interno e externo

Amplie seu networking não só internamente, mas também externo, trabalhando os principais stakeholders.

Ter uma ampla rede de contatos. Para se desenvolver na carreira, é preciso vender suas ideias, mas não só: vender sua carreira dentro da empresa. Apresente visualmente suas conquistas, aplicando PNL, use todas as ferramentas disponíveis para ser vista e reforçar sua marca pessoal.

Prepare também um bom elevator pitch para diversos objetivos.  

7. Defina seus pontos de desenvolvimento

Você sabe mais do que ninguém o que precisa desenvolver para ter sucesso, por isso deixo esse ponto em aberto para você. Você está no centro do seu projeto profissional. Por isso, vista a sua camisa e acredite no seu potencial.

Para dar o próximo passo, lembre-se de aprender com suas experiências, evitar as armadilhas que podem atrapalhar o seu crescimento para garantir que haja um compromisso de longo prazo seu com você mesma.  

Vera Lorenzo

Formada em Comunicação Social pela UFRJ e em Letras pela Universiteit van Amsterdam, sou CEO da Fala Company, empresa de soluções em idiomas e desenvolvimento corporativo. Master Coach com 5 formações inclusive internacionais, Storyteller pelo McSill Studio (Inglaterra), Design Thinker pelo Designthinkers Group (Holanda). Autora do livro "50 coisas para fazer antes dos 50" e co-autora do livro "Mulheres que Transformam"

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?