Artigos

O Papel da Mulher no Mercado de Seguros – Inclusão, Equidade de Gênero e Empoderamento Feminino

O mercado de seguros, historicamente dominado por homens, está passando por uma transformação significativa à medida que as mulheres ganham espaço e influência nesse setor. A inclusão, equidade de gênero e empoderamento feminino têm se tornado temas cruciais no mundo e o mercado de seguros não está fora destas discussões.

De acordo com o 4º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, realizado pela ENS, com apoio da Fenacor e da CNseg, a proporção de mulheres nas seguradoras é de 54,4% em todos os níveis. Para os níveis hierárquicos mais altos, este número avançou para 2 homens para cada mulher, contra 4 x 1, proporção do primeiro Estudo, feito há 10 anos.

Com isso, nota-se que houve um progresso importante em relação à inclusão da mulher no mercado de seguros. O que não reflete apenas um desejo genuíno de diversidade, mas também reconhece o valor das perspectivas únicas que as mulheres podem trazer para a tomada de decisões e o planejamento estratégico.    

Diversos estudos têm mostrado que empresas com uma representação significativa de mulheres em cargos de liderança tendem a ser mais inovadoras, resilientes e lucrativas. Com diferentes perspectivas, podem levar a uma melhor compreensão das necessidades dos clientes, o desenvolvimento de produtos mais adequados e estratégias de marketing mais eficazes.

Nesse sentido, cito aqui a Assistência Maria, um dos benefícios do Seguro de Vida em Grupo e Acidentes Pessoais, lançando recentemente neste Agosto Lilás, mês de conscientização em relação à violência contra a mulher. Esse benefício é fruto desse olhar ampliado e remete à estratégia ASG da AXA no Brasil, que busca contribuir para a construção de um mundo onde a mulher possa exercer sua plena potência, sem riscos à sua existência só por ser uma mulher. Esse posicionamento se reflete em políticas internas de RH, com foco em igualdade de gênero, e também na oferta de produtos que tenham esse olhar na construção de um futuro diferente.   

O papel da mulher no mercado de seguros está evoluindo de maneira positiva, impulsionando a inclusão, equidade de gênero e empoderamento feminino. O apoio que damos umas as outras é fundamental para acelerarmos essa evolução, assim como ter homens compreendendo o significado deste movimento e apoiando, em prol de uma sociedade mais diversa.

À medida que as barreiras são quebradas e as oportunidades se expandem, a indústria de seguros se beneficia de uma força de trabalho diversificada e talentosa, capaz de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e promover um futuro mais equitativo e próspero para todos.  

Patricia Soeiro

Executiva graduada em engenharia pela Escola de Engenharia Mauá e com pós graduação em Administração pelo Insper, com mais de 15 anos de experiencia em áreas técnicas de seguros, gerenciando times de alta performance, desenvolvendo produtos e processos estratégicos, com foco em resultados.
Vice presidente da Comissão de Garantia Estendida e Seguros de Afinidades da CNSEG.

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?