Nova imersão levou comitiva brasileira à Europa
Junho foi marcado pela realização de mais uma imersão internacional da Escola de Negócios e Seguros (ENS), a terceira em 2025. Com atividades em Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha), o programa inédito Gestão de Sociedades Mútuas estreou com sucesso ao reunir uma delegação brasileira composta por 30 executivos, que conheceram as práticas europeias na área de Mutualismo.
A programação teve início na última terça-feira, 17, em Lisboa, com aulas nas instalações da Universidade Nova de Lisboa, instituição parceira da ENS. Entre os temas abordados, destaque para inovação, tendências de mercado e mudanças nas necessidades dos consumidores.
Também estiveram no roteiro visitas à Mútua Portuguesa de Saúde e à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), órgão regulador do setor em Portugal.
Berço do mutualismo
A etapa seguinte aconteceu em Madri, onde os alunos vivenciaram novas rodadas de aprendizado, desta vez na Universidad Pontificia Comillas, também parceira da ENS no programa.
Na capital espanhola, o grupo participou de sessões sobre o mercado europeu de seguros, mutualismo, tecnologia, inovação e regulação. A agenda incluiu debates sobre a Lei das Cooperativas e os seguros mútuos (Lei Complementar 213/2025), além de visita à Mapfre, referência internacional em mutualismo.
Presença institucional
Coordenada operacionalmente pelo consultor de Projetos Especiais da ENS, Augusto Cardoso, a imersão foi idealizada pela Gerência de Produtos / Programas Especiais da Escola, liderada por Ronny Martins, e contou com a participação de importantes lideranças do setor. Entre os integrantes da delegação estiveram os dirigentes da ENS, Lucas Vergilio (presidente), Maria Helena Monteiro (diretora de Ensino) e Marcelo Rocha (assessor da Presidência); os dirigentes da Fenacor, Armando Vergilio (presidente) e Maria Filomena Branquinho (vice-presidente Administrativo); e a superintendente técnica da CNseg, Karini Madeira.
Fonte: ENS