Mulheres lideram em companhias mutualistas
As companhias do setor de seguros que têm como base o mutualismo e cooperação estão na liderança no número de mulheres presidentes de empresas no setor, de acordo com a Federação Internacional de Mutualismo e Cooperação em Seguros.
A pesquisa da Federação, produzida para o Dia Internacional da Mulher, mostrou que, ao redor do mundo, esse setor tem contrariado a antiga máxima de nenhuma mulher na sala de reuniões. Essa tendência de subverter esse conceito antigo é sinônimo do árduo trabalho que a indústria de seguros tem feito para aumentar a diversidade.
De acordo com os resultados, 9 das maiores 100 cooperativas em seguros baseadas no mutualismo no mundo têm mulheres como presidentes, comparado com apenas 1 em cada 100 companhias que são baseadas em sociedades seguradoras constituídas por acionistas.
No Canadá, 27% das seguradoras mutualistas e cooperativistas têm mulheres como presidentes.
A presidente executiva da Federação que realizou a pesquisa, Kathy Bardswick, disse não estou surpresa que seguradoras de cooperativas baseadas no mutualismo mostram novamente a nossa liderança e comprometimento de permanecer conectadas com nossos stakeholders. No entanto, olho para frente, para um tempo em que poderemos celebrar estatísticas como essa em todas as regiões e setores que realmente transpareçam essa paridade, declara.
O setor cooperativista e mutualista é o que cresce mais rápido no mercado de seguros globais, retendo 27% de todo a cota do setor mundial em prêmios.
Fonte: Revista Apólice