Ministério promove ação de enfrentamento ao assédio nos transportes públicos
O Ministério das Mulheres lançou, nesta terça-feira (2), em Brasília, o projeto Tenda Lilás, uma iniciativa itinerante de mobilização social que busca dialogar e informar a população sobre o combate à violência de gênero. A tenda funcionará na Rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital federal, até quinta-feira (04), das 5h às 19h, para conscientizar e enfrentar o crime de importunação sexual.
O projeto, que terá o slogan “Não Passe Pano. Proteja. Denuncie. Ligue 180”, percorrerá todas as regiões do país entre janeiro e julho de 2026, em uma ação conjunta com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que é a Agência da ONU para as Migrações, movimentos sociais, instituições públicas e privadas.
A Tenda Lilás reunirá ações culturais, de comunicação e de mobilização social para chamar a atenção da sociedade para a urgência da proteção dos direitos das mulheres e para o fim da violência de gênero.
A estrutura funcionará como espaço de referência, com atendimentos, oficinas, rodas de conversa, atividades culturais e ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.
A iniciativa reforça o compromisso do Ministério das Mulheres com a participação popular, a democratização da comunicação e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.
O lançamento integra a campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e do Racismo contra as Mulheres”, coordenada pelo Ministério das Mulheres.
Dia M: Mulheres, Mobilidade e Mais Respeito
Além do lançamento da Tenda Lilás, o Ministério das Mulheres promoveu nesta terça-feira (2) o Dia M: Mulheres, Mobilidade e Mais Respeito, data que será dedicada ao enfrentamento da importunação sexual nos transportes públicos. A iniciativa visa reforçar a presença do Estado nos espaços coletivos e a defesa do respeito às mulheres em ônibus, metrôs, trens e terminais.
21 dias de Ativismo
O Ministério das Mulheres coordena a campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do Racismo”, que acontece até 10 de dezembro, em articulação com os governos estaduais, municipais, distrital e órgãos de políticas para as mulheres de todo o país.
A programação inclui ações culturais, de comunicação e de mobilização social, além de intervenções no espaço público, para chamar a atenção da sociedade para a urgência de proteger os direitos das mulheres, principalmente as mulheres negras, que estão entre as principais vítimas da violência e do racismo no Brasil.
Saiba mais: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/campanhas/2025/21-dias-de-ativismo
Fonte: Gov.br
