Mercado de Seguros Assume Papel Central na Defesa do Crescimento Sustentável
O lançamento dos princípios de sustentabilidade em seguros aconteceu nesta terça (19/06) em solenidade que reuniu executivos e líderes de todo o mundo no Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o presidente da Internacional Insurance Society (IIS), Michael Morrissey, enfatizou que é preciso agir com uma resposta adequada para enfrentar o que acontece no planeta.As seguradoras tem uma missão especial nesse processo. E temos de aproveitar que existe uma voz cada vez mais forte contra um modelo econômico que tem exaurido os recursos naturais , declara Morrissey. Nesse sentido, devemos sair do papel apenas comercial ou empresarial, reconhecendo que o negócio dos negócios é sustentável .
O líder da ISS comentou também que os princípios levam a um novo tipo de abordagem para resolver as dificuldades atuais. Há obstáculos políticos, mas existe espaço para avançar nas questões de sustentabilidade a partir da atuação da indústria de seguros, que pode trabalhar pela conscientização de todos e ajudar o mundo, desempenhando um papel central .
Em seguida, Morrisey chamou os representantes das empresas signatárias dos princípios, como Bradesco Seguros e Previdência, Itaú Seguros, SulAmérica e Mongeral Aegon, do Brasil, além de multinacionais que atuam no mercado nacional, como Mapfre, Tokio Marine, Munich Re e Swiss, bem como as internacionais Aviva, Axa, La BanquePostal, Delta Lloyd, Insurance Australian Group, ING, Mapfre, Mitsui Sumitomo, RSA, Sompo Japan, Stobrand, The Co-Operators, entre outras, que respondem por mais de 10% da arrecadação mundial do setor.
Em seguida, o presidente do Conselho da ISS, Norman Sorensen, ressaltou que há muitas interrogações sobre o que tem acontecido com o meio ambiente. Entendemos que a indústria de seguros trabalha com mudanças como qualquer outra. Os seguros sustentáveis são necessários e, portanto, precisamos compreender o cenário atual e futuro em profundidade para saber como implementá-los , finaliza.
Confira a seguir os princípios anunciados pela IIS:
Princípio 1: Incluiremos em nosso processo de tomada de decisão questões ambientais, sociais e de governança (ASG) que sejam relevantes para nossa atividade em seguros.
Princípio 2: Trabalharemos em conjunto com nossos clientes e parceiros comerciais para aumento da conscientização sobre as questões ambientais, sociais e de governança (ASG), gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções.
Princípio 3: Trabalharemos em conjunto com governos, órgãos reguladores e outros públicos estratégicos para promover ações coletivas no gerenciamento de questões ambientais, sociais e de governança (ASG).
Princípio 4: Demonstraremos responsabilidade e transparência divulgando com regularidade, publicamente, nossos avanços na implementação dos Princípios.
Fonte: CQCS