Mercado de SegurosNotícias

Melhor época para fazer compras é depois do natal

As vendas de Natal deste ano estão jogando um balde de água fria nas expectativas do comércio. A uma semana da comemoração, o Natal ainda não “pegou” e os grandes varejistas já começam a lançar mão de brindes e promoções para fisgar o consumidor, que não está disposto a gastar. A expectativa da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio) é de que as vendas reais na região metropolitana de São Paulo cresçam apenas 1% em relação a 2005.
Leia também:
Lojas fazem promoção antes do Natal
Natal de 2006 será “magro”, diz Fecomercio
Mas o que é uma má notícia para o comércio pode ser uma boa notícia para o consumidor. As lojas fizeram estoques para as vendas de final de Natal, e o que não for vendido entra na liquidação do começo de ano.
Tradicionalmente, grandes empresas fazem o balanço do ano após o Natal. É quando aparecem promoções com os melhores descontos. Quem não se importa de levar a mercadoria que ficou exposta nas vitrines pode conseguir preços ainda menores. “As lojas fazem sempre na primeira semana do ano promoções tipo bota-fora”, diz o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.
A dica do professor de finanças José Pio Martins é esperar o final do ano para comprar principalmente os chamados bens duráveis, como eletrodomésticos e carros. A TV e a geladeira também podem esperar “Em eletrodomésticos, dá para conseguir de 10% a 30% de desconto”, diz.
Para quem pretende comprar um carro, Martins aponta que a vantagem pode ser ainda maior, principalmente se a escolha for por um seminovo. Como o automóvel fica sendo um ano mais velho, o valor cobrado geralmente é mais baixo. Já para carros novos, a vantagem de comprar em janeiro aparece se o escolhido for um modelo 2007, mas fabricado em 2006. O consumidor leva um modelo do ano, pelo preço do ano anterior.
Atendimento também melhora
O professor Martins aponta mais uma vantagem em deixar as compras para janeiro: lojas vazias. “Antes do Natal, o vendedor está fazendo muitos negócios, não tem interesse de ficar ali perdendo tempo com você”, diz.
Depois que passa o período da correria e os corredores dos shoppings ficam vazios, o vendedor começa a correr atrás do cliente. “Depois dessa época, você consegue benefícios maravilhosos, shoppings vazios, lojas desertas. E as promoções estão aí”.
Depois do carnaval fica ainda melhor
Se a compra puder esperar um pouco mais, as vantagens podem ficar ainda melhores. Depois do carnaval – que neste ano cai no dia 20 de fevereiro – muitas lojas limpam todo o estoque. É quando “começa o ano”.
Em São Paulo, segundo Sahyoun, no primeiro final de semana depois do carnaval acontecem as grandes liquidações nos shoppings, com descontos de até 70%. Este ano, 40 shoppings paulistas devem aderir à liquidação.
Nem tudo dá para deixar para depois
O que pode esperar, deve esperar. “Mas há compras que são feitas para serem consumidas no período de fim de ano : presentes, alimentação, material de festa de natal, reveillon”, lembra Martins. “Não dá pra ficar sem o presente de Natal para dar”, faz coro Marcel Solimeu, superintendente de economia da Associação Comercial de São Paulo.

Fonte: G1

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?