Lula vai para Angra dos Reis para ver obras de plataformas da Petrobras
ANGRA DOS REIS (RJ) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e candidato à reeleição faz uma visita nesta quinta-feira às obras da plataformas de produção de petróleo da Petrobras P-51 e P-52, no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis. A P-51, primeira plataforma construída totalmente no Brasil, foi o tema do primeiro programa eleitoral na TV de Lula na campanha presidencial de 2002.
Devido à defesa do aumento dos índices de nacionalização das plataformas da Petrobras para geração de mais empregos, a Petrobras, sob a gestão Lula, cancelou o edital de licitação da P-51 e publicou outro em março de 2003, com exigências mínimas de contratação de serviços e compra de equipamentos nacionais.
Com previsão de entrada em operação em fevereiro do ano que vem, a P-51 deve ficar pronta com índices de nacionalização superiores aos exigidos – 60% para a construção e montagem, 75% para o fornecimento de módulos de geração de energia e 75% para o fornecimento de módulo de compressão de gás. Os índices, segundo a Petrobras, devem chegar a 69%, 89% e 85%, respectivamente. A obra abriu 4.800 postos de trabalho diretos e as projeções indicam a criação de outros 14.400 empregos indiretos. O investimento previsto na P-51 é de U$ 813 milhões.
Já a P-52 deve entrar em operação em fevereiro de 2008, com níveis elevados de nacionalização. O investimento estimado na P-52 é de US$ 1,3 bilhão e sua construção deverá gerar 4.300 empregos diretos e 12.900 empregos indiretos.
As duas plataformas serão instaladas na Bacia de Campos (RJ) e terão capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo ao dia cada uma. As plataformas também produzirão gás – a P-51 tem capacidade de produzir 6 milhões de metros cúbicos por dia e a P-52, 7,5 milhões de metros cúbicos por dia.
(Ana Paula Grabois | Valor Online)
Fonte: Valor