EconomiaNotícias

Juro bancário sobe em novembro e atinge 34,1% ao ano

O Banco Central (BC) informou nesta terça-feira (28) que a taxa média de juros bancários de empréstimos com recursos livres para pessoas físicas e empresas chegou a 34,1% ao ano em novembro. Esse valor é o mesmo registrado em fevereiro do ano passado, quando a taxa também estava em 34,1% ao ano.

O percentual registrado em novembro também é 1,4 ponto percentual superior à taxa registrada em outubro, quando estava em 32,7% (valor revisado).

Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, a alta é de 7,7 p.p. A taxa média de juros bancários com recursos livres não inclui os juros regulamentados, cobrados no crédito habitacional, rural e com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nos empréstimos com recursos livres, as taxas de juros e demais condições são livremente definidas pelos bancos, a partir de uma série de fatores, entre eles a inadimplência e a Selic – a taxa básica de juros da economia. Neste ano, a Selic passou de 2% em janeiro para 9,25% ao ano em dezembro, o maior patamar em mais de quatro anos.

O principal objetivo é tentar conter a inflação, que acumula alta de 9,26% no acumulado do ano até novembro e de 10,74% nos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE.  

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?