Mercado de SegurosNotícias

Grande volume de falências no mundo ameaça recuperação

O volume de falências de empresas deve baixar globalmente neste ano, mas continuará em patamar elevado, indicando que a crise econômica e financeira não acabou, conforme a Euler-Hermes, maior grupo mundial de seguros de crédito.
Seu Índice Global de Insolvência de Empresas mostra recorde de alta de 29% em 2009. Em 35 países, houve 350 mil falências oficialmente registradas, sendo 60 mil apenas nos Estados Unidos, num volume histórico. As cem maiores atingiram empresas com faturamento conjunto de US$ 322 bilhões.
As medidas de apoio fornecidas às empresas (moratória ou abatimento fiscal, ajudas setoriais etc) e um começo de recuperação da economia mundial no segundo semestre, primeiro na Ásia-Pacífico e depois nos EUA, apenas limitaram a amplitude das falências.
Para este ano, a expectativa é de que a recuperação global seja mantida, mesmo em ritmo mais modesto, acompanhada globalmente de uma baixa de 3% no volume de quebras das companhias.
Mas a situação é bem diferenciada, refletindo a recuperação frágil e dispersa da economia. Nos EUA, as insolvências podem baixar 10%; na Ásia, 9%. Em contrapartida, Euler-Hermes espera uma nova progressão em vários países da Europa, sobretudo no sul – Espanha, Portugal, Grécia-, mas também na Alemanha, França, Áustria e Irlanda.
No Brasil, depois da alta das insolvências de 6% no ano passado, a projeção aponta para queda de 18% neste ano, no rastro da recuperação da economia.

Fonte: Valor

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?