EconomiaNotícias

Governo eleva para 2,7% previsão de alta do PIB em 2022

O Ministério da Economia elevou nesta quinta-feira (15) a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 2% para 2,7%, e reduziu a estimativa de inflação. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, por meio do boletim “MacroFiscal”.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. O aumento na expectativa de crescimento da economia do governo acontece após a divulgação do resultado do segundo trimestre, com alta de 1,2% – que ficou acima do esperado.

Segundo pesquisa realizada na semana passada pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras, o PIB deve registrar uma expansão de 2,39% neste ano.

Para 2023, o Ministério da Economia manteve em 2,5% sua previsão de crescimento da economia. O valor segue bem acima do estimado pelo mercado financeiro – que vê uma alta de 0,5% para o PIB no próximo ano.

Fatores

De acordo com o chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia, Rogério Boueri, o aumento na estimativa para o PIB de 2022 está relacionado com a “pujança” do mercado de trabalho, com o desempenho do setor de serviços e dos investimentos.  

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?