Mercado de SegurosNotícias

Governo começa vacinação contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe de 2012, realizada pelo governo federal, começa sábado (05/05). Neste ano, os públicos cobertos pela campanha, que vai até 25 de maio, serão, prioritariamente, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos, população indígena e profissionais da saúde.
Para conscientizar a população da importância de prevenir a doença, as redes de saúde pública e privada se unem na campanha de vacinação contra a gripe. Dados do Ministério da Saúde indicam que, no ano passado, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal e contra a gripe suína. Segundo Ricardo Cunha, gerente de vacinas do Delboni, quem se vacinou no ano passado deve se vacinar novamente neste ano. Vale ressaltar que a campanha nacional de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde tem como um dos seus focos a vacinação de crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos, mas que as crianças até 5 anos de idade têm indicação precisa de receber a vacina.
“A imunização de toda a família, independentemente da idade, é de extrema importância para que se tenha uma boa proteção do núcleo familiar. Todos que foram vacinados no ano passado deverão receber a imunização novamente”, completa Cunha. O médico explica que os níveis de anticorpos protetores, desencadeados pela vacina, tendem a se reduzir gradualmente com o tempo, fazendo com que mesmo pessoas que responderam adequadamente à vacina venham a perder essa imunidade após um ano.
Cunha lembra que as pessoas passaram a dar mais importância à imunização contra a gripe após a pandemia do H1N1. “Atualmente, as pessoas têm procurado a vacina da gripe para se imunizar contra a H1N1, mas é importante ser imunizado também contra outras cepas do vírus Influenza. A pessoa vacinada fica protegida contra três cepas de vírus Influenza, incluindo o H1N1.”
A vacina é trivalente e protege contra os tipos A-H1N1, A-H3N2 e o B, que têm maior circulação no Hemisfério Sul no momento. A vacina é indicada a todas as faixas etárias, inclusive crianças menores de 5 anos e idosos que, em conjunto com pacientes com problemas cardíacos, pulmonares e gestantes, são os grupos mais vulneráveis a complicações causadas pela gripe.
Cunha explica que a gripe é caracterizada por febre alta, fraqueza, cefaléia e dor no corpo, além de congestão do sistema respiratório. “A gripe já é desconfortável o suficiente para justificar a vacinação e, se não bastasse esse argumento, pode ainda evoluir para pneumonia com consequências mais graves”, alerta.
 
É recomendada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade. A reação adversa mais comum, que atinge cerca de 10% dos vacinados, é a dor no local da aplicação, que pode surgir algumas horas após a vacinação e desaparece em até 72 horas. A vacina não é indicada para pessoas com alergia comprovada à proteína do ovo.

Fonte: Segs.com.br

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?