Artigos

Gestão por Processos Também em Casa

Frequentemente observo amigas, bem-sucedidas em suas carreiras, reclamando do aparente caos de suas vidas particulares. Consultas médicas desmarcadas, cursos adiados, pais e filhos negligenciados, finanças pessoais desorganizadas, são apenas alguns exemplos.

Após 10 anos como gestora, passei a aplicar recursos que utilizo no mundo corporativo, para administrar também minha vida pessoal. Afinal, se resolvo e tomo decisões tão complexas no meu dia-a-dia, que tal u utilizar os mesmos recursos para todos os problemas que me norteiam?!

É neste intuito, que compartilho com as demais Luluzinhas, algumas soluções corporativas, possíveis de serem implantadas dentro das nossas casas.

1 – Agenda do celular
Utilizo para colocar absolutamente tudo o que tenho a fazer.

Se olhar minha agenda para o dia 23/12/2015 às 20h00min está lá “Cozinhar ceia de Natal”. Programei para repetir uma vez por ano, sempre na mesma data.

Agendar todos os compromissos na agenda me faz sempre ter a dimensão exata das 24 horas do dia. Não vou mentir que por vezes assumo dois compromissos simultâneos na agenda. O que me faz ter que decidir com antecedência qual dos dois terei que manter.

2 – Delegar tarefas
Se o dia tem 24 horas, você também é uma só. Então abra mão do perfeccionismo e delegue.

Lá em casa, estipulamos o que cada um tem que fazer. Meu marido por ser melhor com finanças e planilhas, gerencia toda nossa vida financeira. Eu fico com os cuidados da saúde da família. Compro remédios, agendo médicos, etc..

Delegar não é fácil. Significa que algo tem que ser feito, mas cada um tem seu jeito. Delego e confio que aquilo será feito com responsabilidade.

3 – Reuniões familiares
Lá em casa, quando temos um problema muito grande é convocada uma reunião familiar.

Fazemos ata de tudo que ficou resolvido, estipulamos prazos e penduramos na geladeira. Por exemplo, usamos quando minha filha ficou em recuperação na escola. Na ata fizemos um plano de estudo, recompensa caso ela passasse de ano e um plano B caso ela repetisse.

Já tivemos reunião com ata das divisões das tarefas domésticas, tais como: minha filha para encher as garrafas d’água, jogar o lixo fora e pendurar roupa na corda, eu fiquei com a lavagem de roupa e louça e meu marido ficou com guardar tudo: papéis, roupas e compras.

Quando o desemprego nos assombrou, foi a reunião de família que nos uniu e na ata ficou o registro com um plano de contenção de despesas.

4 – Planilha de gastos
Registro tudo. Para facilitar os registros procuro fazer todos os meus gastos em cartões de débito, ticket refeição, enfim em dinheiro de plástico. Puxo o extrato no aplicativo do celular, depois é só exportar para a planilha. Lá em casa a planilha é familiar, envolve todos os ganhos e gastos do meu marido, da minha filha e meu. Exatamente como em uma empresa. Mas pode ser feito também individualmente.

Claro que essas dicas não vão solucionar todos os seus problemas domésticos, mas a organização dos problemas ajudará a resolvê-los.

Márcia Camacho
Sócia Fundadora e COO da Chegolá Consórcio

Márcia Camacho atua no mercado de seguros desde 2002, com passagens pela AGF e Allianz, e desde 2011 em Insurtechs, incluindo 8 anos na Minuto Seguros. Atualmente, é Sócia Fundadora e COO da Chegolá Consórcio, focada em transformar aspirações em realidade por meio de soluções inovadoras. Com ampla experiência em liderança e estratégias comerciais, valoriza o relacionamento com clientes e o crescimento sustentável do negócio.

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?