Mercado de SegurosNotícias

Fundo de pensão já pode comprar seguradoras

Fundo de pensão já pode comprar seguradoras
A partir de hoje, os fundos de pensão poderão participar do controle de seguradoras, resseguradoras, capitalização e entidades abertas de previdência complementar. É o que estabelece a Resolução 261/12, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.
A medida, aprovada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) ad referendum do CNSP, altera a Resolução 166/07, e abre a possibilidade dos Fundos de Investimento em Participações (FIP), cujos cotistas sejam Entidades de Previdência Complementar (EFPC), de entrarem no grupo de controle de empresas de seguros, resseguros, capitalização e previdência complementar aberta.
A direção da Susep informou que o objetivo é a geração de investimentos dos Fundos de Pensão, que administram recursos da ordem de R$ 600 bilhões, nos mercados supervisionados por aquela autarquia.
Além disso, o órgão regulador almeja que a decisão gere também “maior concorrência e a consequente queda nos custos das operadoras de seguro, resseguro, capitalização e previdência complementar aberta, beneficiando diretamente o consumidor”.
Ainda de acordo com a Susep, a mudança visa ainda a alavancar a capacidade do mercado, fornecendo maior cobertura inclusive para projetos de infraestrutura e aqueles vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?