Francês BNP Paribas anuncia corte de quase 1.400 vagas em todo o mundo
BNP Paribas, o maior banco da França em valor de mercado, planeja cortar 1.396 vagas em seu banco corporativo e de investimentos em 2012, como resposta à piora da crise da dívida soberana na Europa, informaram ontem representantes do sindicato de trabalhadores da companhia. – O executivo-chefe do BNP, Baudouin Prot, disse a representantes do sindicato que, como parte do plano para se adequar às novas regras de capital e lidar com a piora no ambiente do mercado, o banco planeja implementar uma reestruturação global em seu banco corporativo e de investimentos.
Segundo um representante do sindicato Confédération Française Démocratique du Travail (CFDT), 373 empregos serão cortados na França, e o restante, no exterior. Outro encontro está marcado para o dia 22, para discutir detalhes do plano.
O BNP Paribas não comentou a questão. O concorrente Société Générale anunciou na segunda-feira planos de cortar centenas de postos em seu banco corporativo e de investimentos em 2012.
HSBC
O presidente da seguradora do HSBC no Brasil, Fernando Moreira, deixou a empresa para se mudar para a China. O executivo foi convidado para ser o responsável pelas operações da seguradora Cigna no mercado chinês.
O executivo assume a nova posição no dia 1º de dezembro e vai cuidar das operações de vida e saúde da Cigna. A nomeação do executivo ainda precisa ser aprovada pela China Insurance Regulatory Commission, o órgão regulador do mercado chinês de seguros, segundo comunicado da Cigna.
Moreira ficou no comando da HSBC Seguros no Brasil por quase quatro anos. Antes disso, passou outros quatro anos trabalhando na unidade do banco inglês na China.
Ainda no HSBC, o brasileiro Marcelo Teixeira, que era responsável pela área de seguros do banco na América Latina, foi promovido e desde outubro é responsável pelas operações mundiais de seguros do banco.
O banco anunciou também a plataforma Premier International Centre (PIC), um canal de relacionamento personalizado para o cliente estrangeiro residente ou domiciliado no Brasil. É o primeiro banco a ter uma iniciativa como esta. O serviço foi criado com base em uma pesquisa encomendada pelo HSBC sobre as dificuldades que estrangeiros têm com o sistema bancário local. “Um número cada vez maior de multinacionais está trazendo profissionais altamente qualificados para trabalhar aqui. Esses profissionais e suas famílias possuem necessidades bancárias, mas têm dificuldade de entender o mercado financeiro local – e grande parte deles não domina nosso idioma”, explica Paulo Silva, diretor do segmento Premier do HSBC. O atendimento pela plataforma PIC pode ser feito em inglês, espanhol e francês, e em breve, em chinês.
Fonte: DCI OnLine