Febraban dá dicas para Natal eletrônico seguro
O fim de ano chega e com ele a temporada de compras que aquece não só o comércio no centro da cidade e nos shoppings, mas também na internet. Acompanhando o aumento do volume de transações eletrônicas também está a quantidade de tentativas de fraudes envolvendo esse meio. De olho no problema, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) elaborou uma lista com várias recomendações aos usuários das compras eletrônicas.
A instituição alerta os usuários para não cair no ´´conto do vigário´´ que vêm pelo e-mail, isto é, as mensagens falsas que chegam pelo correio eletrônico tentando ludibriar o internauta. Os links enviados pelo MSN ou em mensagens do Orkut também devem ser tratados com suspeita. Acessar a web em locais como cybercafés e de computadores compartilhados por familiares ou desconhecidos também é apontado como um procedimento inseguro. Computadores nessas condições, em que o usuário das transações eletrônicas não tem total controle sobre os aplicativos nele instalados, podem conter programas espiões.
A Febraban ressalta ainda dicas básicas, como não entregar senhas de cartão e internet a terceiros. Confira no quadro ao lado as principais dicas envolvendo a segurança das transações bancárias via internet.
Fonte: Seguros.inf.br