Mulher

Executiva preside Comitê de Auditoria e Riscos de seguradora

Thereza Moreno acaba de assumir a presidência do Comitê de Auditoria e Riscos da Prudential do Brasil, uma das principais seguradoras do país. Com um currículo robusto e uma trajetória que une liderança estratégica, visão de futuro e compromisso com a diversidade, ela se consolida como uma das figuras mais influentes do setor segurador brasileiro. Além disso, é uma das integrantes do movimento Comunidade Preta no Mercado de Seguros, uma iniciativa do CQCS Insurtech & Inovação que busca ampliar a representatividade negra, conectando profissionais, promovendo protagonismo e impulsionando ações concretas de inclusão no setor.

Para Thereza, estar à frente da governança em um momento de transformação é motivo de orgulho e responsabilidade. “Estou como presidente de comitê de riscos em três instituições que admiro profundamente. É bom poder contribuir com minha experiência justamente agora, em que enfrentamos desafios como riscos cibernéticos, mudanças climáticas e novas exigências legais. O fortalecimento da governança precisa ser prioridade estratégica”, afirma.

Sua trajetória é marcada por duas décadas de atuação na Prudential do Brasil, onde ocupou cargos de alta liderança, incluindo o de CFO por cinco anos e CEO interina por nove meses. Antes disso, atuou por 10 anos na consultoria multinacional americana Tillinghast Towers Perrin, com projetos focados em fusões e aquisições (M&A), implantação de sistemas atuariais, estratégia de crescimento e entrada em novos mercados. Ao refletir sobre esse percurso, Thereza destaca que os maiores aprendizados vieram da força do coletivo. “Ninguém cria nada sozinho. Tive uma equipe que sempre me auxiliou e líderes que me ensinaram tanto o que eu queria ser quanto o que não queria ser.”

Para ela, liderança exige empatia, escuta ativa e constante aprendizado. “Liderar os diferentes de forma diferente é essencial. E um líder está sempre aprendendo. O lifelong learning é real e inspirador”, destaca. Com esse olhar estratégico, Thereza enxerga o setor em um momento promissor, com uma nova geração de líderes que traz uma visão ampliada de propósito, diversidade e inovação. “Sou uma realista esperançosa, como diria Ariano Suassuna. Vamos chegar onde precisamos chegar.”

Na Prudential, esteve à frente de projetos de transformação digital, inovação em produtos, governança e expansão de ecossistemas. Para ela, o setor segurador tem papel fundamental no enfrentamento dos desafios atuais e na construção de um futuro mais justo. “Somos especialistas em gestão de riscos. Essa expertise pode e deve, contribuir com o desenvolvimento de soluções sustentáveis, com legislações mais eficazes e com a formulação de políticas que desenhem um futuro melhor para todos.”

Sua atuação no movimento Comunidade Preta no Mercado de Seguros, idealizado pelo CQCS Insurtech & Inovação, reforça seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de lideranças negras. “O mercado ainda está aquém do que precisa em termos de diversidade. Meu propósito hoje é abrir espaços para as próximas gerações. Representatividade importa. Precisamos contar nossas histórias.”

Além da atuação executiva, Thereza é mentora, palestrante e alumni da UCLA. Participa de conselhos e comitês e tem se dedicado a formar novos líderes, especialmente jovens negros e negras. A esses, ela deixa um conselho direto: “Acredite no seu potencial. Invista em conhecimento, autoconhecimento e redes de apoio. E não permita que rótulos ditem o rumo da sua vida. A intencionalidade é o motor do seu desenvolvimento.”

Com uma trajetória marcada pela excelência técnica, sensibilidade humana e compromisso com a transformação do setor, Thereza Moreno é hoje um dos grandes nomes que representam o presente e o futuro de um mercado de seguros mais ético, inclusivo e preparado para os desafios do nosso tempo.

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?