Entrevista realizada com Simone Ramos
AMMS – Quais habilidades foram desenvolvidas durante a sua trajetória?
Eu sou Pernambucana e, aos 10 anos, mudei para Manaus, onde iniciei minha carreira. Trabalhei em seguradoras de renome. Com a mudança para São Paulo, tive a oportunidade de trabalhar em grandes corretoras de seguros. São 25 anos de atuação no mercado de seguros.
Anos fantásticos de muito aprendizado e alterações do modelo de trabalho. Eu aprendo todos os dias. Nessa jornada incrível desenvolvi habilidades como visão estratégica do negócio, negociações de alta complexidade, gestão de projetos e pessoas e adaptação a mudanças significativas. Mas, principalmente, a me reinventar nos maiores desafios, a superar barreiras gigantes e ter um olhar diferente em relação às pessoas.
Eu acredito ter me tornado uma pessoa melhor. É uma busca constante.
AMMS – O que faz para se posicionar em condições de igualdade com os homens neste mercado?
É nítido que a mulher fez grandes avanços na conquista da igualdade no setor de seguros. Mas, muito mais precisa ser feito. Ser mulher no mercado de seguros exige muito, ser mais forte e se superar diariamente. E isto requer, principalmente, ser fiel aos seus princípios. A solução não está no outro, está dentro de você. E eu acredito na equidade. Mesmos direitos, deveres e oportunidades. E fazer valer esses princípios. Muitas empresas abriram espaço. Mas, da teoria para prática, ainda há um enorme desafio. Posicionamento positivo é um caminho que direciona à reeducação do mercado no tema. Mostrar e incentivar a mudança. Porque ela é possível.
AMMS – Alguma dica para outras que pensem em seguir carreira no setor?
Se você deseja seguir carreira no setor de seguros meu conselho é: Seja você mesma. Tenha foco, determinação e metas. Convença a si mesmo que você é capaz. Seja fiel aos seus propósitos. Estude muito. Leia sempre. Faça acontecer. Você sempre pode fazer mais e melhor. Aprenda coisas novas. Ouça as pessoas, sua equipe e seus líderes. Eles vão ajudá-la a ser um profissional melhor. Tenha uma mentora para dirigi-la. Analise as críticas, mas, não se contamine com elas. Apenas melhore. Evite se isolar e aprenda a lidar com suas emoções. Amadureça. Não tenha medo de cometer erros. Erros ensinam e fazem você ir mais longe. Celebre suas vitórias. Seja feliz e deixe um legado.
AMMS – Em tempos de isolamento social, qual a importância do papel da mulher no contexto familiar?
É claro que estamos vivendo um momento inimaginável. Diferente de tudo. E novamente é necessário adaptação e inovação. E a mulher tem uma habilidade espetacular. A capacidade de se adaptar e evoluir depois de momentos de adversidade. Dar a volta por cima. Superar adversidades. Agora mais do que nunca a mulher permanece com um papel fundamental. Seja em home office. Mãe. Esposa. Filha. Executiva. Porque é sobre quem somos e onde podemos chegar. E, nesta fase tão demasiadamente desafiadora, tenho certeza que iremos além. E que sim, vamos mais uma vez dar conta do recado.