ENS promoveu imersão internacional na Itália
No dia 19 de janeiro, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) desembarcou em solo italiano com uma nova delegação de profissionais brasileiros, para participação na imersão internacional “Mercado Europeu de Seguros a Partir da Experiência Italiana: Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia”.
Promovida em parceria com a Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT) e a Università degli Studi di Firenze (UNIFI), com apoio da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA), o treinamento inédito percorreu três cidades: Roma, Florença e Trieste.
A turma reuniu personalidades do mercado brasileiro de seguros, majoritariamente juristas renomados, que acompanharam sessões dedicadas a temas efervescentes do setor.
Primeira etapa em Roma
A primeira etapa do curso aconteceu em Roma, nos dias 19 e 20, com atividades na UNINT. A abertura foi conduzida pela diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteiro, e pela reitora da universidade anfitriã, Mariagrazia Russo, que deram as boas-vindas aos participantes.
Na sequência das atividades iniciadas em Roma, a imersão internacional da Escola de Negócios e Seguros (ENS), na Itália, seguiu ao norte do país, para a etapa em Florença. No berço do Renascentismo, a comitiva brasileira acompanhou dois dias intensos de estudos, na Università degli Studi di Firenze (UNIFI).
Campus da UNIFI
Seguros e mudanças climáticas
As primeiras sessões, no dia 21, foram dedicadas à pauta ASG. Os participantes analisaram políticas de sustentabilidade aplicadas ao mercado de seguros sob as perspectivas das seguradoras e dos segurados, além dos critérios de governança adotados no mercado italiano.
A programação contou com debates sobre seguros de danos (Property & Casualty), com foco nos impactos das mudanças climáticas, nos eventos catastróficos e no crescimento dos seguros paramétricos no cenário europeu.
Os conteúdos foram ministrados pelos professores Giovanni Luchena, Sara Landini, Elisa Verdelli e Claudia Milli, que abordaram como o mercado local tem incorporado variáveis ambientais e de sustentabilidade à subscrição, à precificação de riscos e ao desenvolvimento de produtos.
Vida, longevidade e inovação
No dia seguinte, 22, a programação acadêmica avançou para temas ligados ao futuro do setor. Foram abordadas reflexões sobre longevidade e seus impactos nos seguros de vida, saúde e integridade física, bem como as transformações no seguro automotivo diante do avanço dos veículos autônomos.
O grupo pode acompanhar comparações entre a legislação brasileira, o ordenamento italiano e as principais diretivas da União Europeia, permitindo compreender diferenças regulatórias, pontos de convergência e tendências com potencial impacto sobre o mercado de seguros global.
As aulas foram conduzidas pelos professores Niccolò Pellini, Emilia Giusti e Marcelo Barreto Leal.
Diploma
A etapa em Florença foi concluída com a entrega de certificados aos participantes. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da ENS, Robert Bittar, da diretora de Ensino da Escola, Maria Helena Monteiro, do presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Armando Vergilio, e da professora da UNIFI, Sara Landini.
Fonte: ENS
