Artigos

Dias das mães: uma data a ser comemorada com gratidão todos os dias

O Dia das Mães é um dia para celebrar mulheres extraordinárias. Mulheres que todos os dias fazem algo notável. Formando líderes de pensamento, cuidando de suas feridas, encorajando a experimentar a vida e mostrando com uma força indescritível como viver neste mundo com coragem e de forma destemida. Mães possuem a compreensão como a maternidade é um presente maravilhoso.


É extraordinário a sensação e um momento insuperável. As mulheres receberam o grande dom de tornar isso possível, de serem protagonistas do milagre da vida. Elas têm demonstrado que a melhor maneira de uma mulher encarar uma experiência tão intensa como esta é com gratidão.


A jornalista e diretora de conteúdo da Agência Filling, Tany Souza fala de forma emocionada que “ser mãe é viver desafios diários, é amar incondicionalmente se colocando em segundo plano, é fazer o que está ao alcance e fora do alcance para trazer o melhor para os filhos, é correr o dia todo contra o tempo, é se preocupar com a escola, com a saúde, com a alimentação. É tirar forças de onde pensamos que não temos, mas sempre encontramos, é acabar o dia exausta, mas ainda assim, agradecer por ter a dádiva de sentir o cheirinho do cabelinho e o calor do abraço pequeno, mas cheio de ternura!”


O crescimento pessoal que acontece com a maternidade

Segundo a executiva Priscila Costa Russo, Senior Client Manager da Swiss Re
“Ser mãe é aprender que será necessário renascer, se reinventar e aprender todos os dias. Sobretudo aprender que não temos o controle de tudo!”

É indiscutível que a maternidade leva ao crescimento. Será um novo “eu”. O maravilhoso dom da maternidade permite observar a beleza da vida. Revela amadurecimento, coragem, calmaria para vida. O desejo de viver aumenta, abraçar a vida como um presente único.  

Carolina Pinheiro, especialista de seguros do Grupo Boticário está esperando o Pedro e relata: “Me tornar mãe, principalmente em um momento tão desafiador como este que estamos atravessando, significou renovação! Me fez renovar a esperança de que dias melhores virão e de que nunca podemos perder a fé. Me fez ter mais vontade ainda de fazer o bem, de pensar no futuro e ajudar a construir um mundo melhor para a geração do meu Pedrinho.”

Desde o dia em que uma mulher sabe que vai ser mãe, ela começa uma nova jornada. O destino não é apenas o nascimento, é bem mais profundo do que isso. 
A mulher sente mudança, desenvolvimento, salto de alegria, consciência e capacidade de criar e transformar o mundo.

“Amor infinito, que cresce e se multiplica. É ver em cada pedacinho das duas pessoinhas que mais amo na vida, querer ensinar o melhor para que sejam pessoas felizes, educadas e do bem. Uma troca de aprendizado diário, as vezes erro o tom e aprendo que reconhecer e pedir perdão é tão importante quanto amar, afinal de contas os filhos refletem exatamente o que somos e como agimos com eles.” Afirma a mãe da Gabi e do Gui e especialista em resseguros, Daniela Tseimatzidis


O milagre da maternidade que completou a minha vida

Sou de uma família pernambucana de mulheres fortes. Minha avó teve 8 filhos e sou a caçula de três meninas. Minha mãe uma mulher de uma força inspiradora. Cresci com muitos primos, tios, família grande. Amava as reuniões familiares na infância na casa da minha avó materna, principalmente quando viajávamos para o sertão na casa da minha bisavó. Era sempre uma grande festa todos reunidos ao redor da mesa e o fogão a lenha. 

Era uma sensação especial de felicidade.  Eu sonhava em ser mãe, mas descobri sérias complicações. Aos 35 anos não podia mais engravidar. Segundo os médicos, se engravidasse, não sobreviveria. Quando recebi esta notícia, saí aos prantos do consultório, entrei na igreja e fiz um pedido a Deus. O pedido bíblico de Ana, mãe do profeta Samuel. Se Ele me desse um menino, ele se chamaria Samuel e seria ensinado nos princípios bíblicos. Por um milagre, três meses depois estava grávida. 

Meu médico ficou impressionado, mas disse que ele era privilegiado por ser testemunhas de tantos milagres com a maternidade. Foram muitas internações. Gravidez de alto risco com medicações de alto custo. O bebê nasceu prematuro. Ficou na UTI. Sobrevivemos. Quando nasceu, toda dor desapareceu. Samuel é o maior presente que recebi de Deus. O amor da minha vida. É indiscutivelmente uma das maiores de vida. Ele me trouxe força, aprendizado contínuo, encorajamento e alegria.

Concordo com Carolina Viera, Diretora da Markel e Conselheira da Sou Segura, quando afirma que “Antes de ser mãe acreditava que ser mãe era sobre ensinar. Foi sendo mãe que entendi que ser mãe é sobre aprender e não sobre ensinar. Ser mãe é aprender sobre o outro.” 

Aplaudimos com entusiasmo as conquistas das mulheres em nosso tempo. E especialmente enaltecendo a honra de ser mãe. Mãe não é apenas aquela que gera, mas, sobretudo, aquela que nutre, ensina, educa e prepara para a vida.

Receber a vida na forma de uma criança é um dos mais belos presentes, é receber o dom de gerar a vida, é ter o dom supremo do amor incondicional, É um grande privilégio derramar amor na vida de alguém. De todas as missões concedidas ao ser humano, nenhuma supera à maternidade. É entregar-se sem reservas. É lançar fundamentos de uma sociedade mais justa.

Como diria Solange Guimarães, editora da Revista Forbes e diretora da Sou Segura “Ser mãe é passar o melhor de mim para outra pessoa e aprender com ela todos os dias a ser uma pessoa melhor. É presente, passado e futuro em uma experiência única de ser gente”. 

Feliz Dias das Mães!

Simone Ramos

Superintendente de Portos e Logística da THB. Diretora Executiva da Sou Segura. Membro ExCo-eleito para o triênio 2021-2023 da Wista - Women´s International Shipping & Trading Association. Graduada em Pedagogia, Pós em Logística, Riscos e Sinistros pela Escola Nacional de Seguros. Certificada AIRM - Risk Manager pela Alarys. Especialização em Marine pelo The Chartered Insurance Institute. Atualmente cursando MBA em Projetos pela USP.

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?