Demanda por profissionais no setor de seguros aumenta 40%
A demanda por profissionais do setor de seguros aumentou 40% até maio deste ano na comparação com o mesmo período de 2020, segundo levantamento da consultoria de recrutamento PageGroup. Entre os cargos mais buscados nos cinco primeiros meses de 2021 aparecem gerente comercial, gerente de relacionamento e especialista ou coordenador de sinistro. A pandemia é a principal razão desse crescimento.
“Nós percebemos que houve muitas mudanças em contratos desde o início da pandemia. A chegada da covid-19 alterou drasticamente a forma como empresas e usuários enxergam o seguro. Muitas empresas tiveram de rediscutir apólices e até mesmo contratar diferentes modalidades de seguros financeiros, sejam eles patrimoniais, de garantia, responsabilidade ou risco. Do lado dos usuários, muitos tiveram de contratar ou até mesmo migrar seu seguro-saúde ou adquirir um seguro de vida.
Toda essa movimentação impactou o mercado, tendo como consequência o aumento da contratação de profissionais”, explica Juliana França, gerente da área de seguros do PageGroup. A consultora afirma que tanto corretoras, seguradoras, insurtechs quanto companhias de diferentes segmentos estão recrutando esses profissionais.
“Há uma demanda elevada para esses especialistas, especialmente para aqueles com boas habilidades técnicas e comportamentais, além de ótimo conhecimento do mercado e dos produtos. Boa comunicação e fluência num segundo idioma também contam bastante na hora da seleção final.”
A corretora de seguros It’sSeg, por exemplo, especializada em gestão de benefícios, vem contratando gerentes de relacionamento, principalmente em função da intensificação dos cuidados com a saúde mental, comenta Thais Camargo, diretora de gente, cultura e gestão da companhia. “Estamos contratando especialistas nessa área em função da alta demanda de nossos clientes”, diz. “Como somos prestadores de serviços em saúde, os RHs têm sido muito demandados por seus colaboradores para programas voltados à saúde mental, nutrição, acolhimento, engajamento, entre outras demandas do dia a dia. Temos notado que este profissional de relacionamento tem apoiado os RHs em grande parte destas demandas.”
Fonte: NULL