CVM investigará compra da Varig
São Paulo e Brasília, 29 de Março de 2007 – Oito meses e 14 dias após comprar a Nova Varig em leilão judicial por US$ 24 milhões, a Varig Log vendeu a companhia aérea para a concorrente Gol por US$ 320 milhões. O presidente da Gol, Constantino Jr., justificou o ágio como uma valorização da Varig nos últimos meses. “Houve investimentos de grande monta para manter a operação. A Varig saiu de dois aviões, na época do leilão, para os 16 atuais.”
A operação deverá ser analisada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que vai apurar se houve ganhos nas ações da Gol com uso de informações privilegiadas. As ações da empresa subiram 4,17% ontem na Bolsa de Valores de São Paulo com o prenúncio do negócio. A operação ainda está sujeita também a aprovações das autoridades regulatórias, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com a aquisição, a Gol encosta mais na TAM e busca tirar dela a liderança do mercado nacional e o domínio das rotas internacionais a partir do fim deste ano. Varig e Gol vão operar com bandeiras distintas, mas com sinergia em administração, compras e manutenção. A Varig se concentrará nas rotas internacionais, abandonadas por falta de avião.
Página A-7 (Gazeta Mercantil/1ª Página – Pág. 1)(Wagner Oliveira e Karla Correia)
Fonte: Gazeta Mercantil
