EmpregoNotícias

Criação de empregos formais no Brasil tem alta de 32%

O Brasil gerou 240 mil empregos formais em abril deste ano, informou nesta quarta-feira (29) o Ministério do Trabalho e Emprego. Ao todo, segundo o governo federal, foram registradas em abril: 2,27 milhões de contratações; 2,02 milhões de demissões. O resultado representa melhora de 32% em relação a abril do ano passado, quando foram criados 181,7 mil empregos com carteira assinada (valor ajustado).

Segundo o Ministério do Trabalho, a geração de vagas com carteira assinada também é a maior, para meses de abril, desde o início da série histórica do novo Caged, em 2020.

A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada, porque o governo mudou a metodologia.

Tragédia no Rio Grande do Sul

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que as enchentes no Rio Grande do Sul devem afetar a geração de empregos formais a partir de junho deste ano, mas acrescentou que o governo está tomando medidas para uma retomada rápida de uma “vida normal” para as pessoas, e para a economia da região. “Vai ter impacto seguramente no emprego no estado, e no geral do país. Ao mesmo tempo, as ações tomadas devem ter uma reação, depois de consolidadas, um impacto positivo na retomada especialmente na indústria de construção, venda de materiais de construção. Calcula-se a necessidade de 70 mil novas habitações serem construídas, escolas terão de ser reconstruídas, unidades de saúde. E recuperação de estradas, já em processo”, disse o ministro.

Parcial do ano

De acordo com o Ministério do Trabalho, 958,4 mil empregos formais foram criados no país nos quatro primeiros meses deste ano. O número representa alta de 33,3% na comparação com o mesmo período de 2023, quando foram criadas 718,6 mil vagas com carteira assinada. O resultado também foi o maior registrado para esse período desde o início da série histórica do novo Caged, em 2020.

Ao final de abril de 2024, ainda conforme os dados oficiais, o Brasil tinha saldo de 46,47 milhões de empregos com carteira assinada. O resultado representa aumento na comparação com março deste ano (45,23 milhões) e com abril de 2023 (44,77 milhões).  

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?