Corretores de seguros poderão emitir CPF digital
O Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo) ganhou o direito de emitir e-CPFs (Cadastro de Pessoa Física) –também chamados de CPFs digitais. Os corretores também poderão emitir os e-CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) para pessoas física e jurídica.
O serviço eletrônico começou em 2003 para garantir a segurança e privacidade das transações on-line dos contribuintes.
Segundo o Sincor-SP, o governo federal deve começar a exigir a certificação digital dos mais de 20 milhões de brasileiros que declaram o Imposto de Renda pela internet como forma de popularizar os documentos eletrônicos.
No fim do ano passado, em outra estratégia de popularização dos documentos, a Receita Federal assinou um protocolo de cooperação com o Banco do Brasil e o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) que possibilitava ao internauta checar o andamento da declaração do Imposto de Renda por meio do documento.
Segundo o Sincor-SP, cada corretor será de imediato um distribuidor dos certificados digitais para seus clientes. Além disso, o sindicato, como autoridade certificadora, terá poderes para credenciar seus associados como autoridades de registro.
“Isso permitirá, inclusive, uma maior fidelização entre o corretor e o cliente”, afirma o presidente do Sincor-SP, Leoncio de Arruda. Com isso, os corretores poderão realizar vendas cruzadas, oferecendo os certificados digitais como produtos de sua carteira”, afirma.
Fonte: Folha de São Paulo
