Controles Internos ganham importância dentro das organizações
No mundo atual, nenhuma empresa, independentemente do segmento em que atua, sobrevive por muito tempo sem seguir os ditames dos Controles Internos. É dessa forma que o presidente da Comissão de Controles Internos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Assizio Aparecido de Oliveira, avalia a importância que a atividade assumiu nos últimos anos para a sustentabilidade, a reputação e a longevidade dos negócios.
Segundo o executivo, ao adotar um Sistema de Controles Internos, as organizações diminuem os custos de aquisição, além de mitigar possíveis sanções administrativas ou pecuniárias, institucionais ou pessoais. É uma área de atuação ainda em formação, mas que veio para ficar, o que deveria chamar a atenção dos profissionais com perfil para nela iniciar, aprender, atuar e se desenvolver, explica.
Formar profissionais para atuar nessa área é o objetivo do curso de extensão em Controles Internos, desenhado em parceria com a Comissão da CNseg e oferecido no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). O curso tem a preocupação em correlacionar origens e definições com as regras a que todo o mercado segurador está submetido e, com base nisso, dizer como tudo pode ser aplicado na prática. É juntar o porquê com o como, adianta.
Assizio é um dos professores do curso na capital paulista, que conta, ainda, com os especialistas Carlos Ichimura, gerente financeiro da Shimano Latin America; Valdinei Silva, gerente executivo de Controles Internos e Compliance do Grupo Bradesco Seguros e Previdência; e Alaim Assad, superintendente de Compliance e Risk Management da HDI Seguros e coordenador acadêmico do curso.
No Rio de Janeiro, além de Assad, o corpo docente inclui Eugênio Duque Estrada Felipe, gerente de Auditoria Interna da Mongeral Aegon Seguros e Previdência; Werner Frank, gerente de Controles Internos da Brasilcap; e Deivison Pacheco dos Santos, analista de Segurança da Informação da Brasilcap. As aulas terão início no dia 2 de agosto, em ambas as cidades. Mais informações podem ser obtidas através dos contatos: mbarj@esns.org.br e (21) 3380-1531 (Rio de Janeiro) e mbasp@esns.org.br e (11) 3062-2025/ 2143 (São Paulo).
Fonte: Escola Nacional de Seguros