Como o corretor pode atrair o novo consumidor da internet
De acordo com matéria do blog da Moip, empresa especializada em intermediação de pagamentos online, hoje existe um novo modelo de serviços de vendas, onde o vendedor não é mais a referência e pode se tornar obsoleto. Fazendo um paralelo com a distribuição de seguros por corretores, o alerta é claro: mais do que nunca é preciso adotar um posicionamento digital que visa atrair e fidelizar o novo consumidor do e-commerce.
A argumentação parte da premissa de que o padrão de consumo está mudando rapidamente e cabe ao mercado se adequar aos novos hábitos e necessidades dos consumidores. O consumidor tem fácil acesso à informação por meio da internet, compara preços em lojas virtuais do mesmo segmento, está antenado com tudo o que falam nas redes sociais e utiliza diversas outras ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual que influenciam diretamente na sua tomada de decisão.
Nesse sentido, as lojas virtuais devem respeitar e considerar a opinião do consumidor como algo fundamental. Além disso, o novo consumidor quer compartilhar experiências, criticar, sugerir, opinar, reclamar e também quer ler as opiniões de compras de outros consumidores que passaram pela mesma experiência de compra para decidir se deve ou não fechar o negócio.
Em qualquer segmento, inclusive de corretores de seguros, a receita inclui a abertura de um espaço para comentários na página de um produto, o que é extremamente importante e deve ser adotado por todo o comércio eletrônico. Ali acontecem trocas de experiências e as informações técnicas do que é oferecido ficam mais completas por agregarem a opinião de quem já comprou. Também fornece as informações necessárias para o lojista manter ou remover o produto de sua prateleira virtual.
A Moip ainda também ressalta a importância de integra o comércio eletrônico com as redes sociais, visando aumentar o potencial de vendas, pois os consumidores podem compartilhar com uma vasta rede de pessoas suas aquisições, participando ativamente ao comentar as vantagens de se adquirir determinado produto de uma marca específica.
Fonte: CQCS