Com fusões e aquisições, setor de seguros mantém ritmo de crescimento
Após a Zurich Insurance Group apresentar, na última segunda-feira (19), uma proposta de £7,67 bilhões pela Beazley, seguradora e resseguradora britânica especializada em riscos comerciais e corporativos, o movimento reforça a tendência crescente de fusões e aquisições (M&A) no setor de seguros nos últimos anos.
No Brasil, essa dinâmica tem se mostrado intensa. Em 2023, a HDI Seguros concluiu a aquisição da totalidade das ações da Sompo Consumer Seguradora S.A., abrangendo as linhas de Automóvel, Empresarial, Vida, Residencial, Habitacional e Condomínio. No mesmo ano, a companhia finalizou a compra da Liberty Seguros, que incluiu as operações da Fácil Assist, Indiana Seguros, Liberty Agrega e da marca Aliro.
Ainda em 2023, a CNP Assurances concluiu a aquisição da participação da Caixa Seguridade na CNP Participações em Seguros Ltda., conhecida como “Holding Seguros”, elevando a participação para 100%. Com isso, a CNP Assurances passou a controlar integralmente a Holding Seguros, que detém 100% da Companhia Seguros Previdência do Sul (Previsul) e 51% da CNP Capitalização S.A. (CNP Cap).
Em 2024, o setor manteve o ritmo acelerado, com 42 operações registradas, segundo estudo da KPMG. Entre elas, destacam-se a Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A., que adquiriu a Togni Consultores Associados e Corretoras de Seguros e a Fracel Corretora de Seguros S/S; a BMG Seguros, que comprou a Dayprev, controlada pelo Banco Daycoval; e a MDS Brasil, subsidiária do Grupo MDS, que concluiu a aquisição da D’Or Consultoria.
Em 2025, a tendência de expansão e consolidação do setor se manteve. A Alper Seguros, por exemplo, adquiriu seis corretoras: De Caprio (transportes de cargas), Ducais (benefícios), Reolon (agronegócio), Siena (seguros coletivos por adesão para entidades de classe), Aio (Benefícios PME e Ramos Elementares) e Elevus (consultoria especializada em riscos e seguros empresariais). No mesmo ano, a MetLife adquiriu 20% de participação na Klimber, uma das principais insurtechs da América Latina, fortalecendo sua presença no ecossistema de seguros digitais.
Apesar de 2026 ainda estar em seu início, o mercado já apresenta movimentações expressivas, mantendo a tendência de fusões e aquisições. Além da proposta da Zurich Insurance Group pela Beazley, o PicPay anunciou negociações para a aquisição da Kovr Seguradora, avaliada em R$ 657,6 milhões. A conclusão da transação depende da aprovação do Cade e da Susep, podendo sofrer alterações em função da liquidação extrajudicial do Banco Master.
Fonte: CQCS
