Mercado de SegurosNotícias

Com desaceleração do IPCA de junho, juros futuros fecham em queda

As taxas dos principais contratos de juros futuros fecharam em queda nessa sexta-feira (6). Os agentes repercutiram a divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mostrando que no mês de junho a inflação desacelerou para o menor patamar desde agosto de 2010.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o IPCA registrou alta de 0,08% no mês, índice bem inferior ao apurado em maio, de 0,36%. Na comparação a junho do ano passado, a queda foi de 0,07 ponto percentual.
Também revelado nesta sexta-feira, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) – a inflação para a população de menor poder aquisitivo – desacelerou em junho, passando de 0,55% para 0,26% em trinta dias. No acumulado do semestre, o índice atingiu 2,56%, resultado abaixo da taxa de 3,70% apurada no mesmo período do ano passado. 
A equipe de análise do Itaú BBA – apesar do resultado do IPCA de junho abaixo do esperado – elevou a previsão para o IPCA de julho, de 0,19% para 0,23%, diante dos sinais de alimentação mais pressionada. Já o economista-chefe da Concórdia Corretora, Flávio Combat, projeta um IPCA fechado de 0,20% para julho. “A projeção contempla uma diluição parcial do impacto do preço dos automóveis sobre a inflação (boa parte dos reajustes das montadoras já foi repassada ao consumidor)”, avalia. Para 2012, Combat tem uma projeção de 4,8% para o IPCA.
Contrato de janeiro de 2014 fechou com taxa de 7,82%O contrato de juros de maior liquidez nesta sexta-feira, com vencimento em janeiro de 2014, registrou uma taxa de 7,82%, 0,08 ponto percentual abaixo do fechamento de quinta-feira. Outros contratos que fecharam com bom volume negociado foram o com vencimento em janeiro de 2013, que registrou taxa de 7,55% e o de outubro de 2012, com taxa de 7,75%. No fechamento de quinta-feira, as taxas apontadas por estes contratos eram 7,62% e 7,77%, respectivamente.

Fonte: InfoMoney

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?