Mercado de SegurosNotícias

Chubb reestrutura carteira e eleva rentabilidade

Nos últimos três anos, até o fim de 2007, apresentamos crescimento de 143% em prêmios. Com esses números, tínhamos gordura para fazer um realinhamento das carteiras. Continuamos com alguns seguros, optamos por encerrar outros”, afirma Acácio Queiroz, presidente da Chubb no Brasil.
Objetivo, segundo ele, era melhorar a rentabilidade da operação de seguro. “Os resultados já apareceram. Reduzimos a sinistralidade de 46,5%, no primeiro semestre de 2007, para 40% neste semestre”, avalia. Além da queda das despesas, a seguradora registrou uma elevação do retorno anualizado sobre o patrimônio líquido de 15% para 17%.
Basicamente, as mudanças se concentraram na área de transportes e veículos. “Diminuímos a participação em transporte terrestre e substituímos por internacional (importação e exportação). No segmento de automóveis, deixamos de operar em algumas praças, como no Rio de Janeiro”.
“Estamos nos preparando para o mercado aberto, como o fim do monopólio no resseguro. Isso vai elevar a concorrência e as empresas que vão participar desse setor precisam estar com boa capacidade financeira e com novos produtos”. A Chubb espera que até o fim do mês sejam aprovadas as operações da Federal, resseguradora do grupo que irá operar exclusivamente para a Chubb.
A companhia prepara ainda o lançamento de novos produtos, como um seguro para vinícolas no Rio Grande do Sul, além de apólices para equipamentos agrícolas e novos seguros massificados, de baixos valores, para lojas e prestadoras de serviços.

Fonte: Valor

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?