Cartilha traz todas as informações sobre a violência contra a mulher
O Sebrae disponibiliza cartilha que aborda o tema da violência contra a mulher em geral; seus tipos e formas de manifestação; os sinais da violência; os instrumentos à disposição das mulheres; as novas leis e os tipos penais mais recentes; o acolhimento; e a rede de atendimento à mulher em situação de violência. “Entendendo melhor sobre o assunto, seremos mais hábeis e empáticos com mulheres que vivem em situação de violência e, certamente, profissionais mais completos e comprometidos com a causa. Juntos podemos erradicar a violência contra a mulher do nosso país!”, destaca o texto de abertura da cartilha, acrescentando que “não raras vezes, o trabalho dentro de uma organização nos leva a encontrar mulheres em situação de violência. Não é esperado que sejamos protagonistas das vidas dessas pessoas, mas que estejamos prontos para acolhê-las e ajudá-las a romper o ciclo da violência”.
De acordo com a “Pesquisa Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil 4ª Edição – 2023”, no ano de 2022, 28,9% das brasileiras sofreram algum tipo de violência ou agressão.
Isso totaliza 18,6 milhões de mulheres ou 50.962 por dia.
A pesquisa também informa que 46,7% das brasileiras afirmam ter sofrido alguma forma de assédio em 2022. Isso totaliza 30 milhões de mulheres (26,3 milhões foram cantadas ou receberam comentários desrespeitosos na rua; 11,9 milhões foram cantadas ou receberam comentários desrespeitosos no ambiente de trabalho; 8,2 milhões foram assediadas fisicamente no transporte público; e 7,2 milhões foram abordadas de maneira agressiva em uma festa).
No ano de 2022, houve o maior número de estupros e estupros de vulneráveis da história do Brasil, com 74.930 vítimas, sendo 88,7% do sexo feminino. Naquele ano, a maioria das mulheres que sofreram violência nada fizeram a respeito disso, sendo que, entre aquelas que declararam que foram vítimas de estupro, 81% delas não buscaram nenhum serviço público.
Por fim, no que concerne à letalidade, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, 1.437 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil no ano de 2022.
A cartilha e outras publicações de interessa das mulheres estão disponíveis no portal do empreendedorismo feminino do Sebrae, que pode ser acessado através deste endereço eletrônico: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino
Fonte: NULL