Cai percentual de famílias endividadas
O percentual de famílias paulistanas endividadas caiu em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pela Federação do Comércio de São Paulo. No mês passado, 49,2% das famílias disseram possuir algum tipo de dívida ante 53,3% em julho de 2015.
As causas para a queda no endividamento, no entanto, não são exatamente boas: as famílias não estão contraindo dívidas porque o mercado restringiu muito o crédito, já que a expectativa é que mais de um milhão de pessoas percam o emprego esse ano e há uma correlação próxima entre o desemprego e a inadimplência. Além disso, quem pode evitou contrair novas dívidas ou financiamentos, na tentativa de equilibrar o orçamento doméstico, afirmou a FecomercioSP.
“Apesar da melhora das expectativas tanto de consumidores quanto de empresários, mostrada pelos indicadores da FecomercioSP, o cenário atual ainda é delicado e não haverá grandes mudanças no curto prazo”, diz a entidade em nota.
Renda
O endividamento continua maior entre as famílias com renda de menos de dez salários mínimos: 51,8%. Já entre as famílias que recebem mais de dez salários, a parcela de endividados foi de 41,8%.
A pesquisa mostra ainda que, em julho, 37,4% das famílias afirmaram ter sua renda comprometida com dívidas por mais de um ano (ante 40% em julho de 2015); 22,9% possuem débitos com prazos de até três meses (sendo que em julho do ano passado eram 17,1%); 19,7% entre três a seis meses (20,8% em julho de 2015); e 18,2% entre seis meses e um ano (19,2% em julho de 2015).[
Fonte: G1