Brasileiros aceitam compartilhar dados em troca de programa personalizado
O consumidor não só está mais exigente como anseia por diferentes benefícios pessoais e coletivos para se tornar fiel a uma marca. É o que se pode constatar do estudo Tendências de fidelização e engajamento 2024, elaborado pela plataforma Tudo Sobre Investimentos (TSI).
O levantamento mostra que o alinhamento a valores ESG (environmental, social and governance), ações de micro-segmentação e interações personalizadas, moedas alternativas e diferenciais da marca, e ecossistemas de fidelização consistem nas tendências para este ano, para a fidelização propriamente dita do consumidor.
Em alinhamento a valores ESG, o estudo destaca que as recompensas desejadas pelo consumidor em uma marca não dizem respeito a ganhos pessoais mas sim sociais. Ou seja, o consumidor busca empresas que não poluem e que promovem iniciativas em prol da sociedade e do planeta.
Quanto às ações micro-segmentadas e interações personalizadas, o estudo da TSI cita dado de outro levantamento, da McKinsey & Company: 71% dos consumidores esperam interações personalizadas.
Quando elas não acontecem, 76% dos consumidores se decepcionam com a marca. No que diz respeito a moedas alternativas e diferenciais da marca, tratam-se de recompensas que vão além do sistema de pontos, conforme assinala o trabalho da TSI.
No lugar deles, outras vantagens, como non-fungible tokens (NFTs). À marca cabe muito mais que fornecer produto: oferecer propósitos e aspirações. A fidelização via parcerias está na base da tendência relativa aos ecossistemas de fidelização.
Para o estudo da TSI, isso impõe às empresas a necessidade de atuar em colaboração. É essa cooperação ou parceria, continua o texto do levantamento, que vem sendo chamada de ecossistemas de fidelização.
Na avaliação do CEO da Alloyal, Aluísio Cirino, as tendências para o mercado de fidelização apontadas pelo relatório da TSI reafirmam que o consumidor pede ações de lealdade. É diante dessa constatação que a Alloyal se posiciona no mercado nacional como uma loyalty tech, estabelecendo no país esse conceito.
Fonte: NULL