Brasil e China serão mercados importantes para o mundo dos seguros
Brasil e China serão países muito importantes para o futuro da Lloyd´s of London, a maior seguradora do mundo, segundo seu presidente, lorde Levene, que estima que 2008 não será um ano lucrativo para sua companhia. Levene deve viajar ao Rio de Janeiro no dia 11 de fevereiro para analisar com autoridades brasileiras seus planos futuros por causa da abertura do mercado de seguros brasileiro, afirmou o presidente em uma entrevista coletiva.
O responsável pelo Lloyd´s of London, instituição com 300 anos de história, não quis entrar em detalhes sobre sua viagem ao Brasil, mas admitiu que está animado com a visita. Além disso, Levene disse que a China oferece enormes perspectivas porque um dia o país será a maior economia do mundo. “Um dia, a China fará parte de nosso negócio global. O que está acontecendo na China é extraordinário”, disse o presidente na sede do Lloyd´s de Londres, que acaba de visitar o país.
Ele insistiu na capacidade da China de desenvolver seus negócios e infra-estruturas, com gente treinada e com uma grande capacidade para entender como funciona o Ocidente.
“Eles nos entendem muito melhor que nós os entendemos”, disse.
O presidente da seguradora britânica admitiu que 2008 não será um ano lucrativo para seu mercado e disse que o mundo está se tornando mais perigoso, com os casos de violência no Paquistão.
Também se referiu ao caso do Quênia, país que há três anos era um modelo para a África.
Em relação ao temor de que ocorram crises, o presidente admitiu que é muito difícil antecipar o que vai acontecer, apesar de ter acrescentado que o Lloyd´s of London paga altas somas de dinheiro a especialistas para que lhe prestem assessoria sobre eventuais tempestades.
“Mas o mundo tem que se assegurar porque (os furacões) são imprevisíveis”, ressaltou. “Não sei se haverá furacões, na realidade ninguém sabe”, acrescentou.
Sobre a crise nos Estados Unidos pela hipotecas de alto risco, Levene se limitou a dizer que não é um problema significativo para o Lloyd´s of London.
O mercado assegura de tudo, desde uma expedição ao Everest até o sorriso de “Betty, a feia”, a imagem do programa americano baseado na famosa novela colombiana. EFE vg/db
Fonte: Último Segundo