Bovespa fecha em queda após sessão de sobe e desce
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda, após alternar altas e baixas nesta quarta-feira (18), seguindo o movimento dos pregões em Wall Street e com os investidores ainda à espera de medidas econômicas pelo governo de Michel Temer.
O Ibovespa, principal indicador da bolsa, caiu 0,55%, aos 50.561 pontos. Mais cedo, chegou a subir 1%.
Na semana, a bolsa tem variação negativa de 2,39%. No mês de maio, recua 7,5% e, no ano de 2016, tem valorização de 16,6%.
Após ensaiar uma recuperação, a bolsa brasileira voltou a operar em baixa em meio à ata do Federal Reserve (Fed) sinalizar que o banco central norte-americano deve elevar a taxa de juros em junho se dados econômicos justificarem o movimento.
Perto do fechamento, as ações da Vale recuavam perto de 3%. Cemig liderava as baixas, com queda de mais de 7%.
Já Petrobras operava em baixa de mais de 1%, com o mercado ainda na expectativa com a provável troca do presidente-executivo da estatal. Na véspera, a companhia captou US$ 6,75 bilhões com o lançamento de bônus no mercado internacional de 5 e 10 anos.
Fora do Ibovespa, Eletrobras caía forte após não entregar às autoridades dos EUA os formulários relativos a 2014 e 2015, o que levou à suspensão das negociações dos papéis da empresa na bolsa de Nova York.
Cenário externo
Os pregões em Wall Street passaram a cair após a divulgação da ata do Fed reforçando as apostas de uma possível elevação da taxa de juros na maior economia do mundo já em junho. Essa visão, expressada pela maioria dos membros do Fed, sugere que a autoridade monetária está muito mais perto de elevar os juros de novo do que Wall Street esperava.
Os contratos do petróleo avançaram, após terem atingido na véspera máximas em 7 meses, embora a divulgação de dados mostrando alta nos estoques nos Estados Unidos tenha adicionado alguma volatilidade.
Último pregão
A bolsa fechou em baixa na terça-feira (17), tendo como pano de fundo a piora nas bolsas dos Estados Unidos, com preocupações voltadas ao eventual aumento dos juros norte-americanos, e repercutindo a nova equipe econômica anunciada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O Ibovespa caiu 1,86%, aos 50.839 pontos.
Fonte: G1