BC afirma que decidiu parar alta de Selic por “cautela”
O Banco Central (BC) informou que o ciclo de alta dos juros, interrompido na semana passada com a manutenção da taxa Selic em 13,75%, foi “bastante intenso” e que decidiu pará-lo por “cautela”, embora parte do efeito esperado sobre a inflação ainda não tenha sido observado.
As informações constam da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira (27). O entendimento foi que os sucessos aumentos feitos na taxa Selic ainda terão “impacto acumulado na economia”, que deverão ficar “mais claros nos indicadores de atividade ao longo do segundo semestre”.
Quando a inflação está em trajetória de alta, o Copom aumenta a Selic. Quando a inflação está em linha com a meta, o Copom reduz a Selic.
A taxa básica de juros foi elevada por 12 vezes consecutivas desde março de 2021. No período, a Selic subiu 11,75 pontos percentuais, configurando o maior e mais longo ciclo de alta desde 1999.
O Copom avaliou que “grande parte” do impacto do ciclo de alta do juro “ainda está por ser observada, tanto na atividade econômica quanto na inflação”.
Fonte: NULL