Mercado de SegurosNotícias

Bancos oferecem bem mais que crédito para correntistas

Clientes de bancos que procuram seus gerentes estão encontrando mais do que informações sobre os produtos que têm a oferecer. Cada vez mais as grandes instituições financeiras procuram capacitar seus funcionários para que se tornem, também, bons conselheiros sobre a vida financeira dos correntistas. Quem procurar o gerente e for disciplinado pode ver o patrimônio ser multiplicado ao longo da vida.
O Itaú Unibanco é um dos que vêm atuando nessa nova linha. Nos últimos anos, implantou um programa de educação financeira que culminou com uma ampla campanha publicitária. Consultores foram treinados para entender de todos os tipos de investimento, fazer uma avaliação do potencial de risco dos clientes e conjugar isso com os projetos de vida de cada pessoa.
Avaliação antes de aplicar “Pessoas que planejam a vida como um todo usam melhor o dinheiro que têm disponível e o crédito”, diz o diretor executivo de Produtos de Investimento do Itaú Unibanco, Osvaldo Nascimento.
Segundo ele, atualmente não há como um cliente fazer um investimento sem passar antes por uma avaliação de seu “apetite para o risco”. Isso faz com que os correntistas evitem aplicações inadequadas. Às vezes, podem estar perdendo dinheiro em opções muito conservadoras ou podem ter prejuízo se escolherem produtos de alto risco precisando de retorno em curto prazo.
“É preciso conjugar o tempo disponível, a disciplina com o orçamento, a incidência dos juros compostos e a opção que pague menos impostos. Com isso, a pessoa pode formar seu patrimônio para o futuro”, afirma Osvaldo Nascimento. Além de consultores para clientes com vários investimentos, o banco tem atendimento online ou pelo telefone para todos os correntistas.
Outra instituição privada que vem investindo na educação financeira dos clientes é o Santander. O banco procura aconselhar aos clientes para que controlem o orçamento e evitem o uso descontrolado do cheque especial. Funcionários são orientados a indicarem as opções de crédito mais adequadas para cada necessidade de seus clientes.
Caixa ensina bê-a-bá bancário e de educação financeira a 10 milhões de novatos
Quando o assunto é educação financeira, o desafio da Caixa Econômica Federal, que prioriza o público de baixa renda, é ainda maior. Nos últimos anos, o banco estatal incorporou cerca de 10 milhões de novos correntistas no seu processo de “bancarização”, por meio do Caixa Fácil. Para esses novatos no sistema financeiro, até os termos mais usados precisam ser ensinados. A organização da vida financeira e as orientações sobre empreendedorismo fazem parte dos ensinamentos.
A Caixa já distribui cartilha dentro do seu programa de educação financeira, que também pode ser baixada na Internet, de seu site. Segundo Humberto José Magalhães, superintendente nacional de Clientes de Renda Básica do banco, ao contrário do que muitos pensam, os clientes das classes C e D são os que estão revelando maior consciência para a poupança. Campanha do banco usou o boneco Popozudo para incentivar ainda mais o hábito.
A orientação da Caixa é para que as pessoas anotem todas as despesas da família a fim de organizar um orçamento e procurem fazer com que elas sejam menores do que a renda. “A poupança ainda é o investimento mais fácil de ser feito, mas o gerente está capacitado a aconselhar a melhor opção para cada cliente”, explica o superintendente.
As crianças já estão sendo engajadas, como forma de incentivar a formação de futuros poupadores. Competições esportivas e palestras em escolas ajudam a passar orientações de como organizar a vida financeira.

Fonte: O Dia Online

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?