Aumenta Procura por Cobertura para Riscos Cibernéticos
No Brasil, a invasão a domicílio é considerada crime, mesmo que não haja ocorrência de um furto ou homicídio, por exemplo. Entretanto, não há lei semelhante para o caso de invasões ao ambiente virtual, seja um computador pessoal ou o provedor de uma empresa.
Conforme Rony Vainzof, advogado especializado em direito eletrônico, 95% do que acontece através dos meios eletrônicos no Brasil já têm uma definição criminal, pois o que modifica é o meio, e não o crime em si. O problema, em sua opinião, é que a penalidade é branda.
Muitas vezes, por mais que exista um crime, em razão do potencial lesivo dos meios eletrônicos, a pena é extremamente baixa. Para esse tipo de situação deveríamos ter penas mais altas, pois o prejuízo decorrente de uma danificação no servidor de uma empresa pode ser imensurável.
Durante o Fórum Internacional de Seguros para Jornalistas, realizado pela Allianz Seguros, no dia 20 de setembro, em São Paulo, o advogado mencionou também os riscos internos, ou seja, a conscientização dos colaboradores das empresas na prevenção a ataques cibernéticos, além de destacar o papel das seguradoras na proteção a esse tipo de prejuízo.
A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), na Alemanha, que aguarda autorização da Susep para operar no Brasil como resseguradora local, já oferece soluções de seguros para essas ameaças. Além do seguro de Responsabilidade Civil para servidores de internet, a empresa disponibiliza cobertura para lucros cessantes, em função de perdas de dados, seguro de perdas financeiras e de software.
Para garantir essas proteções, a AGCS auxilia os clientes na compreensão dos riscos a que estão expostos, e também avalia a maturidade da área de TI e como as empresas lidam com fatores de risco, o que facilita a aceitação do seguro, de acordo com José Fidalgo, consultor sênior de riscos da divisão Risk Consulting Liability.
Ele explica que a consultoria não foca somente a área de TI para prevenir os riscos, mas também a gestão nas empresas. É importante que os clientes tenham consciência de suas vulnerabilidades, para que possam segurá-las.
Conforme Angelo Colombo, diretor de grandes riscos da Allianz Seguros no Brasil, os riscos cibernéticos estão em ascensão no país. Esse é uma tema emergente na indústria de seguros. O mercado trabalha para prever o futuro e estamos nos deparando com esses riscos.
A Allianz Seguros oferece proteção contra alguns crimes virtuais, como o seguro de lucro cessante, que reduz os prejuízos de empresas vítimas de ataques ou paralisação de atividades por conta desses atos.
Fonte: Portal Corretores de Seguros