Água e sabão: a melhor combinação para tratar os ferimentos leves
O que você faz quando rala o joelho? Passa antisséptico, pomadas, faz curativo? Será que precisa de tudo isso? O “Bem Estar” mostrou a importância de cuidar bem das feridas. Participaram do programa a consultora e pediatra Ana Escobar e a enfermeira Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos.
As feridas podem ser simples ou mais profundas. Para as simples, que machucam a camada superficial da pele, o melhor desinfetante é a dupla água e sabão. Antissépticos tópicos são recomendados para pacientes mais frágeis. O ferimento deve cicatrizar em sete dias se for limpo com água e sabão.
Ferimentos mais profundos precisam de mais cuidados. Em alguns casos, o corte profundo precisa de pontos para cicatrizar melhor. Também é importante não cutucar a casquinha da ferida, para não inflamar e provocar pus.
E quando queimamos alguma parte do corpo? A enfermeira lembra que não há remédio caseiro. Nada de manteiga ou pasta de dente. Se a queimadura formar bolhas, não estoure! As bolhas protegem a ferida. Caso ela estoure sozinha, faça uma proteção para não infeccionar. O mesmo vale para as bolhas nos pés.
Tatuagens
Tatuagens também são lesões na pele. Como cuidar da pele depois? Opte por cremes à base dágua para tratar as tatuagens. A cada saída de casa, o tatuado precisa usar filtro solar com, no mínimo, fator 30 de proteção contra radiação UVA e UVB. Tenha cuidado também com os pigmentos amarelo e vermelho: eles podem provocar lesões na pele com exposição ao sol.
E os filmes plásticos, eles funcionam? A Anvisa, que fiscaliza o funcionamento dos estúdios de tatuagem, não proíbe o plástico filme de cozinha. Entretanto, a Associação Brasileira de Estomaterapia, ramo da enfermagem especializado no tratamento de feridas, diz que não é o ideal. Ele não foi fabricado para isso, então a gente não aconselha, explica a enfermeira Suely Chauler.
Existem filmes específicos para proteger a pele machucada. Eles deixam passar o vapor, a umidade da pele, manter a umidade adequada, porque o processo de cicatrização e reparação da ferida tem que ser meio úmido. Ele vem estéril, é produzido, fabricado, desenvolvimento para lesões na pele e lesões graves, explica a enfermeira.
Fonte: Bem Estar – TV Globo