Mercado de SegurosNotícias

Seguradoras são responsáveis em promover a cultura do seguro e combater a fraude

Ao falar sobre a fraude em seguros, o Superintendente-Geral da Central de Serviços e Proteção ao Seguro da Fenaseg, Julio Avellar, destacou o papel das seguradoras no combate a tal prática. “Para diminuir as ocorrências, é necessário o aprimoramento nas ferramentas de detecção e, o mais importante, ampliar a compreensão dos consumidores sobre a cultura do seguro”.
Ele ressalta ser fundamental que a sociedade compreenda com clareza como a fraude prejudica toda a cadeia produtiva do setor mas, sobretudo o segurado, uma vez que aumenta a sinistralidade da carteira e encarece o valor do seguro. “Além disso, o mercado conta também com uma punição para esses crimes, mostrando que há um combate efetivo para acabar com as fraudes em seguros”, acrescenta Avellar.
Partilhando a ideia, o gerente de Proteção ao Seguro da Fenaseg, Leonardo Girão, conta que existem ainda várias medidas de proteção ao seguro, disciplinadas por lei, “que visam o desestímulo de ações capazes de prejudicar as reservas garantidoras do pagamento das indenizações, em favor de toda a sociedade”.
Ele aponta que, nessa linha, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) editou a Circular nº 344, de 21 de junho de 2007, determinando a adoção pelas seguradoras de controles internos específicos para a prevenção e combate a fraude.
“Entre as obrigações trazidas pela citada norma, merecem destaque: treinamento dos funcionários e prestadores de serviços, desenvolvimento de estudos sobre os riscos de serem objeto de fraude, elaboração de critérios e implementação de procedimentos de identificação de riscos de fraude referentes a produtos e procedimentos realizados pelas sociedades e manualização e implementação dos procedimentos de prevenção, além de monitoração e identificação de fraudes. Conforme obrigação legal e regulatória, as seguradoras adotam medidas de proteção com vistas à identificação de tais irregularidades”, reforça Girão.
Fraudes em Auto
Ele relata ainda que a Administração Pública e a Fenaseg mantém projetos a fim de combater a fraude, a exemplo do Sistema Nacional de Identificação de Veículos em Movimento (Sinivem), “que auxilia o mercado segurador, a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal, na identificação de veículos com possíveis irregularidades, através do monitoramento de rodovias nacionais que permitem o acesso a outros países”.

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?