SulAmérica oferece dicas residenciais para quem vai viajar
O Carnaval é um período esperado por muitos brasileiros que aproveitam o feriado prolongado para viajar. Atenta a este movimento, a SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos fez um levantamento em sua base de clientes do seguro residencial para pontuar quais os cuidados que o morador deve ter ao deixar sua residência vazia. Os dados analisados mostram que, durante o ano de 2012, os maiores acionamentos ocorreram por problemas de natureza elétrica, com 37% dos casos, seguido de vendaval com 29% e roubo com 19%.
O roubo à residência é uma preocupação não só para a seguradora, mas sim para sociedade de foram geral, pois envolve, além de um bem precioso, uma experiência traumática gerada pela violação da privacidade pessoal e familiar. Por isso, é nosso papel orientar clientes e população sobre os principais cuidados que devem ter ao deixar a residência vazia, seja em feriados como este, em finais de semanas ou férias prolongadas. Atitudes simples podem evitar um transtorno e prejuízo ainda maior, explica o diretor de Ramos Elementares da SulAmérica, Luís Alberto Mourão.
Entre as dicas estão recomendações simples como trancar as janelas com cadeados internos, testar periodicamente todos os alarmes sonoros e luminosos, caso o cliente tenha instalado em sua residência e avisar aos vizinhos de confiança sobre o equipamento.
É igualmente importante que desliguem das tomadas todos os eletroeletrônicos possíveis, evitando a queima dos mesmos ou até mesmo um incêndio. Evitar a comunicação da viagem nas redes sociais e postar fotos enquanto estiver ausente. É importante também desativar a função Check-in, disponível em redes sociais, para que outras pessoas não visualizem que está longe da residência. A instalação de fechaduras tetra (principalmente em caso de apartamentos), também é muito importante, já que dificulta o arrombamento.
Para quem pretende ficar fora por um período maior do que o Carnaval, a seguradora orienta ainda que o proprietário peça para um vizinho ou familiar ir pelo menos uma vez ao dia na residência cuidar dos animais, recolher o jornal e correspondências. Faça também a contratação de empresa de monitoramento dependendo do tempo de viagem. A instalação de cerca elétrica pode ser uma solução rápida e de baixo custo para o proprietário, comparado ao benefício proporcionado. Outra recomendação é deixar os contatos como telefone e e-mail com uma pessoa de confiança caso precise falar com você durante o período em que estiver ausente. Abaixe o som dos telefones para que não se perceba que não há pessoas para atender. Sempre que for viajar, evite chamar muita atenção da vizinhança, saia da residência de forma discreta e prefira os horários de pouco movimento.
Fonte: Revista Cobertura