Brasileiros enfrentam dificuldades para conseguir visto americano
Os brasileiros que pediram visto para entrar nos Estados Unidos não estão conseguindo receber o passaporte de volta. A entrega era feita por uma empresa particular, mas os Correios entraram na Justiça para ter o direito de fazer esse trabalho. O resultado foi a paralisação das entregas e turistas correndo o risco de perder viagens marcadas.
Na frente do consulado americano, centenas de pessoas tentam conseguir seus documentos. Na manhã desta sexta-feira (14), a assessora de diretoria Marta de Paula era uma dessas pessoas. Às 7h30, de joelhos, na frente de uma porta de vidro, pedia desesperada para entrar. Ela tinha viagem marcada para às 11hs, em Guarulhos. É a terceira vez que tento pegar o visto e não dá. Cada hora mandam para um lugar, disse. Marta entrou no consulado às 8h30 e conseguiu os documentos.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
Os documentos deveriam ter sido entregues na casa de quem solicitou, mas, os Correios, que detém o monopólio das correspondências no Brasil, entraram na Justiça contra a DHL, empresa contratada para fazer as entregas e, por isso, o serviço parou nesta semana.
A Justiça permitiu que a DHL volte a fazer as entregas. O problema é que, durante a batalha judicial, milhares de vistos e de passaportes ficaram divididos entre a empresa de postagem e os dois centros de atendimento. Por isso, quem vai a um deles não tem a garantia de que os documentos vão estar disponíveis.
Em nota, o consulado dos Estados Unidos em São Paulo diz que lamenta o transtorno causado pela decisão da Justiça e que está empenhando em resolver os atrasos até 31 de dezembro. A empresa CSC, contratada para atender os solicitantes de vistos no Brasil, lançará um novo endereço de email para questões relacionadas à entrega de documentos, que deverão ter resposta personalizada em até 1 dia útil. O endereço é entrega@usvisa-info.com.
Fonte: G1