Governo anunciará medidas de estímulo ao investimento
Mantega argumentou que foi necessário um tempo para que as medidas já anunciadas surtissem efeito. A redução dos juros (Selic), por exemplo, demora de oito a nove meses para ser sentida. Daqui para frente, vamos observar o barateamento no custo de financiamento, comentou, após sair de reunião em São Paulo com o governador do Estado, Geraldo Alckmin.
Mantega ainda reiterou que a desvalorização do real dá competitividade ao Brasil, em especial à indústria. Outros fatores, a desoneração da folha de pagamentos para 15 setores produtivos, também foram citados pelo ministro como fatores de impulso à economia.
Entre as medidas estudadas pelo governo estão a redução do custo da energia e concessões de obras de infraestrutura à iniciativa privada.
A agenda do ministro nesta segunda-feira ainda inclui uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, às 16h30. Ele deve embarcar de São Paulo para a capital federal por volta das 15h.
Espaço fiscal
Mantega esteve na capital paulista para anunciar nesta segunda-feira que o limite fiscal do Estado de São Paulo será ampliado em R$ 10 bilhões neste ano.
O anúncio foi feito no fim da manhã desta segunda no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, juntamente com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, após reunião dos dois.
Mantega destacou que a ampliação reflete o bom resultado apresentado pelo Estado e permitirá o aumento dos investimentos em setores como mobilidade urbana e no metrô.
“São Paulo vai exercer uma função anticíclica no momento em que a crise afeta o crescimento do Brasil”.
Fonte: Valor