Sempre leia antes de assinar
A chegada do período de chuvas fortes provocou alagamentos e deslizamentos de terra que causaram enormes prejuízos aos proprietários de automóveis na Região Serrana do Rio de Janeiro. Por isso, Automania reuniu dicas da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e do Procon-RJ para que você não fique a pé.
Murilo Chaim, diretor da Susep, afirma que no momento de comprar um seguro é importante ler as coberturas que estão sendo contratadas e os riscos que estão sendo excluídos. “Fique atento aos riscos decorrentes da natureza, como queda de árvores e alagamentos. É bastante importante ver se no contrato consta este tipo de cobertura”, alerta Murilo Chaim.
Ele esclarece ainda que as vítimas das tragédias provocadas pelas recentes enchentes em todo o país que não tiverem feito cobertura nos contratos de seguros contra eventos naturais, os chamados seguros climáticos, não terão como receber indenização. “Você paga o prêmio por aquele direito de cobertura. E se você não contratou, a seguradora não é obrigada a fazê-lo”, explica Murilo Chaim.
No caso de ocorrência de enchentes ou outro tipo de evento climático, Chaim recomendou que a primeira ação a ser efetuada pelos segurados é avisar, imediatamente, o fato às seguradoras, relatando o sinistro e fornecendo outros dados que forem necessários.
Ele informou que na etapa seguinte, referente à regulação, peritos das seguradoras vão ao local para verificar a necessidade de informações adicionais e solicitar documentos estabelecidos na apólice, necessários para que se possa efetuar o pagamento do sinistro.
Fonte: O Dia Online