Brasileiros têm despesa recorde com viagem internacional em 2010
Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, as despesas aumentaram quase 60 por cento e, frente ao mesmo período de 2008, antes da crise global, o crescimento foi de 27 por cento.
O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, atribuiu o salto ao crescimento do emprego e da renda domésticos e também a uma “maior difusão dessa cultura da viagem ao exterior”.
“Hoje você tem efetivamente segmentos da população que não viajavam ao exterior e que hoje fazem isso”, afirmou Lopes a jornalistas ao comentar os dados das contas externas de junho nesta segunda-feira.
Descontados os gastos de viajantes estrangeiros no Brasil, a conta viagens do balanço de pagamentos do país teve déficit de 4,109 bilhões de dólares no semestre, valor também recorde. Em junho apenas, o resultado foi negativo em 909 milhões de dólares, maior déficit para todos os meses da série do BC, que teve início em 1947.
O saldo das transações correntes do Brasil tem sido crescentemente deficitário, em um reflexo da aceleração da demanda por bens e serviços estrangeiros, em meio ao crescimento econômico. Em junho, o déficit foi de 5,180 bilhões de dólares, o segundo maior da série.
Fonte: O Globo