Produto da ACE cobre ações contra assédio moral e sexual
A ACE está lançando um seguro que fornece às empresas uma série de proteções contra demandas judiciais trabalhistas por assédios morais e sexuais. O novo produto inclui garantias inéditas, como a que cobre bloqueio e penhora on-line de contas bancárias da pessoa jurídica, comenta o responsável pela área de Linhas Financeiras da seguradora, Adriano Franchini Corleto. Ele diz que esta cobertura inexiste na América Latina e era muito aguardada pelo mercado brasileiro, sendo uma proteção que resguarda as empresas de decisões judiciais que passaram a acontecer com freqüência no País. Segundo ele, o bloqueio de contas bancárias pode chegar a paralisar o fluxo de caixa de empresas de pequeno porte.
O novo produto, denominado de Responsabilidade Civil por Práticas Trabalhistas Indevidas (RC Trabalhista), está sendo oferecido para empresas de todos os tamanhos e em todos os ramos de atividade. Uma segunda cobertura, igualmente inédita, vai também se revelar muito útil. Ela permite o custeio de possíveis despesas com publicidade relacionada a uma demanda judicial coberta pela apólice que venha a se tornar pública, difamando o nome da empresa, explica Adriano Corleto.
Ele adianta que o produto ainda oferece opções de coberturas para pessoas físicas, como diretores e executivos. São proteções também ofertadas pelo seguro de D&O (Directors & Officers), que pode ser contratado, igualmente, observa, acrescentando: Elaboramos o RC Trabalhista com diversos opcionais de contratação, a fim de permitir que o cliente adquira um produto sob medida para o seu risco.
Segundo o executivo, a ACE pôde desenvolver o novo seguro porque, entre outros fatores, detém um processo específico de subscrição de riscos e regulação, que utiliza conhecimentos profundos sobre as causas e conseqüências de sinistros.
CONCEITOS. Assédio moral no trabalho é a exposição de empregados a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e por um período prolongado, visando a desqualificação e desmoralização do profissional. Também tem o poder de desestabilizar emocionalmente um colaborador, tornando o ambiente de trabalho desagradável e hostil.
No Brasil, a discussão do assédio moral é recente, mas vem dando visibilidade ao que até então aparecia como risco invisível. Assédio sexual é um tipo de coerção normalmente praticada por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado, normalmente em local de trabalho .
Fonte: Jornal do Commercio