Allianz Seguros realiza Workshops sobre D&O em São Paulo e no Rio de Janeiro
Eventos, com vagas limitadas, são gratuitos e abertos ao público.
Objetivo é explicar o que é e como se aplica o seguro de responsabilidade civil para executivos.
São Paulo – A Allianz Seguros reuniu um time de conceituados profissionais das áreas de seguros, resseguros e jurídica para realizar o Workshop Internacional de D&O – Directors & Officers. O evento, que contará também com a presença de especialista do grupo alemão Allianz, acontece na quarta-feira, 11, no Hotel Hilton, em São Paulo e na quinta-feira, 12, no hotel JW Marriot, no Rio de Janeiro. Os workshops são gratuitos e abertos ao público, mediante inscrição no site www.allianz.com.br. As vagas são limitadas e o ingresso dos participantes só será permitido mediante e-mail de confirmação da inscrição.
Os workshops terão como temas o cenário mundial, informações técnicas, aspectos legais e tendências do D&O. “Em grande parte, o D&O está em ascensão no país devido à abertura de capital de diversas companhias nacionais, que passaram a seguir os preceitos da governança corporativa. Do lado das seguradoras, o momento também é oportuno. O cenário atual do setor permite que as companhias possam oferecer apólices mais competitivas e interessantes para os executivos. Há casos em que o D&O do dirigente de uma empresa chega a ser mais barato que o seguro do seu veículo”, diz Angelo Colombo, diretor executivo de Grandes Riscos da Allianz Seguros.
O produto começou a ser mais procurado no Brasil após 2001, quando foi alterado o Código Civil Brasileiro que passou a responsabilizar os executivos por erros ocorridos em sua gestão. Presente na carteira de produtos da Allianz Seguros, o D&O cobre desde práticas trabalhistas indevidas, como processos por assédio e constrangimento, discriminação racial, demissão injusta, até a tomada de uma decisão errada que tenha provocado prejuízo financeiro ou de imagem para a companhia, seus acionistas, investidores, fornecedores, clientes ou terceiros, desde que diretamente ligados a organização. É importante ressaltar que casos dolosos e fraudes não são cobertos pelo seguro.
Confira abaixo quem são os debatedores e o mediador:
Mediador:
Paulo M. Marraccini
Vice-presidente do Conselho de Administração da Allianz Seguros, empresa na qual atua há 33 anos. Marraccini acumula cargos no setor de seguros: é membro do Conselho de Representantes da Fenaseg, diretor da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e faz parte do Conselho Deliberativo do Instituto Roncarati de Ciências do Seguro. Sua experiência estende-se ainda como presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro. Formado em Engenharia Elétrica pelo ITA, fez pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pela ENSA, de Paris, tornou-se mestre em Engenharia Aeronáutica.
Debatedores (por ordem alfabética):
Angelo Colombo
Diretor executivo de Grandes Riscos da Allianz Seguros, possui vasta experiência no mercado segurador, onde atuou como diretor de Estratégia e Novos Negócios; superintendente de Riscos Industriais e responsável pela subscrição de contratos para as áreas de Energia, Instalações Industriais e Infra-estrutura. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Colombo tem cursos pela Thunderbird School of Global Management e pela Arwel Douglas, ambos nos Estados Unidos, e especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).
Marcelo Mansur Haddad
Sócio do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Junior e Quiroga Agvogados, é coordenador e professor do curso de Seguro e Resseguro da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e também professor da Escola de Administração de Empresas da mesma entidade. É membro do Corpo Permanente de Conciliadores e de Resseguro da Associação Internacional de Direito do Seguro e também faz parte do Corpo Permanente da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Formado em Direito pela USP e com especialização em Direito do Comércio Internacional pela Universidade de Paris, é mestre em Direito pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e doutor em Direito Internacional pela USP.
Miriam Benmoussa
Atua na filial francesa do Grupo Allianz na área de subscrição do departamento financeiro para os mercados da França, Bélgica, Itália, Espanha, Portugal e América Latina. Passou também pela área de Global Profit Center D&O do Grupo Allianz, na Alemanha. É formada em Administração pela School of International Business, na Alemanha, e pela Universidade Federal da Bahia, além de bacharel em Ciências Econômicas e Sociais pelo Lycée Descartes, em Marrocos.
Renato Colasuonno Manso
Advogado, atua como subscritor nas áreas de Riscos de Responsabilidade Civil Geral e Profissional, Riscos de Roubo e Contingency da resseguradora Münchener Rück do Brasil. Faz parte da Comissão Técnica de Seguros de Responsabilidade Civil da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização) como membro convidado. Colasuonno tem especialização em Direito Ambiental pela PUC-SP.
SERVIÇO:
SÃO PAULO
O que: Workshop Internacional de D&O
Quando: 11 de junho
Horário: Das 8h às 11h
Onde: Hotel Hilton Av. das Nações Unidas, 12901, Brooklin Novo São Paulo/SP
Inscrições: www.allianz.com.br gratuita
SERVIÇO:
RIO DE JANEIRO
O que: Workshop Internacional de D&O
Quando: 12 de junho
Horário: Das 8h às 11h
Onde: Hotel JW Marriot – Avenida Atlântica, 2600, Copacabana Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: www.allianz.com.br gratuita.
PERFIL – A Allianz SE é a única marca global de seguros que está no Brasil, sem se associar a organizações locais. No país há 104 anos, a seguradora, que até 1º de março atuava sob a bandeira AGF Seguros, está presente em todo o território nacional por meio de suas 60 filiais, 1300 funcionários e com o apoio de mais de 10 mil corretores, os responsáveis pela comercialização de seus produtos e serviços para pessoas e empresas. A Allianz Seguros é a 8ª seguradora do mercado nos ramos em que atua, elementares e saúde, detendo 3,3% do market share.
Allianz SE é o maior grupo segurador europeu, cujo faturamento atingiu US$ 155 bilhões, em 2007. O grupo possui 178 mil funcionários que atendem mais de 80 milhões de clientes em cerca de 80 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.
Fonte: Segs.com.br
