Mercado de SegurosNotícias

Ações para evitar acidentes

Consumo de álcool, direção em alta velocidade e falta de manutenção de veículos. Esses são os fatores que fazem do Brasil um dos países com maior índice de vítimas fatais no trânsito. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2006 foram registradas 35.753 mortes nas vias brasileiras. Deste total, 45% das pessoas tinham entre 20 e 39 anos de idade.
Na tentativa de diminuir esses números, são diversas as campanhas de conscientização para motoristas e futuros motoristas para que adotem uma direção responsável. Um dos setores que vêm acompanhando isso mais de perto é o de seguros. Um exemplo é o “Cenário Móvel”, nova ação da Fundação Mapfre, que acontece até o dia 5 de março, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Em um dos lugares de maior circulação de pessoas na cidade, a orla da praia, a empresa montou uma estrutura que mostra um automóvel envolvido em um grave acidente, com bonecos simulando a realização de um resgate às vítimas.
Há mais de dez anos, a instituição vem realizando projetos de caráter educacional e preventivo, como o “Check-up Móvel”, que efetua vistorias gratuitas nos veículos das cidades por onde passa; o “Na Pista Certa”, um cenário do tamanho de uma quadra de basquete, que visa à comunicação de regras e valores de trânsito e cidadania; e o “Educação Viária é Vital”, elaborado em parceria com escolas públicas, para transmitir aos estudantes as normas de educação no trânsito e as medidas de prevenção a acidentes em ruas e estradas.
A Porto Seguro lançou este ano a “Cidade Portinho Seguros”, um espaço de 500m² voltado para desenvolver, desde cedo, o respeito às regras de trânsito. Durante o evento, que aconteceu no mês de janeiro, em Natal (RN), as crianças transitaram com bicicletas e triciclos em um circuito com cruzamentos, semáforos e outros elementos que simulam uma via de trânsito.
O projeto foi criado em 1998, em São Paulo, onde funciona permanentemente. A versão itinerante foi criada nos mesmos moldes e já circulou em diversas cidades brasileiras. Ambas contam com pista fictícia, onde as crianças recebem aulas teóricas e práticas sobre trânsito, com acesso a material para desenho e pintura e a vídeos educativos. Ao final, todos ganham uma carteira de motorista mirim.

Fonte: Escola Nacional de Seguros

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?